Biblioteca "Cora Coralina"

HISTÓRIA DA BIBLIOTECA ESCOLAR "CORA CORALINA"

  
    Em 12 de Outubro de 1984 o governador do estado publica a criação de uma escola estadual no Bairro Alvorada na cidade de Patos de Minas, porém a escola só é autorizada a funcionar em 06 de Fevereiro de 1987, atendendo alunos do ensino fundamental.

   A  E.E. “Abílio Caixeta de Queiroz” já nasce grande e funciona em três turnos, exigindo assim uma biblioteca para atender melhor os nossos alunos no processo ensino aprendizagem. Então começamos organizar o acervo literário através de doações da comunidade e do governo. Nossa biblioteca está registrada no Ministério da Educação e Cultura-Instituto Nacional do Livro, sob o número 24.047 de 11 de Abril de 1987 com nome de Biblioteca Escolar “Cora Coralina”. Este nome foi escolhido pelos alunos e professores.
   A Biblioteca funcionava na sala n°28 onde permaneceu até 1998, quando foi inaugurado as novas instalações, construídas com recursos próprios da Comunidade Escolar.
   O espaço da nova biblioteca é amplo, arejado com espaços para trabalhos, pesquisas e leitura onde atendemos é média de 700 alunos por mês.
   Quanto ao acervo bibliográfico contamos com mais de 5.000 obras literária e de apoio pedagógico. Sendo obras diversificadas: indo desde os clássicos até as obras atuais.
   Divididos em: Literatura Brasileira (Ficção, romance, poesia, teatro, contos, crônicas etc ...) Literatura Infanto Juvenil, infantil e literatura estrangeiras.
   Desde a inauguração até os dias atuais, a Biblioteca “Cora Coralina” está sempre envolvida nos projetos executado pela Comunidade Escolar.

   Os Funcionários da biblioteca tem sempre preocupação de desenvolver projetos relacionados a leituras das quais podemos citar: PAUSA PARA LEITURA E LITERATURA EM MINHA CASA. 

------------------------------------------------------------------------------------------------

BIOGRAFIA DE CORA CORALINA 

CORA CORALINA
Cora Coralina, pseudônimo de Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas, 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás.



Se achava mais doceira do que escritora. Considerava os doces cristalizados de caju, abóbora, figo e laranja, que encantavam os vizinhos e amigos, obras melhores do que os poemas escritos em folhas de caderno. Só em 1965, aos 75 anos, ela conseguiu realizar o sonho de publicar o primeiro livro, Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas viveu por muito tempo de sua produção de doces, até ficar conhecida como Cora Coralina, a primeira mulher a ganhar o Prêmio Juca Pato, em 1983, com o livro Vintém de Cobre – Meias Confissões de Aninha. 



Nascida em Goiás, Cora tornou-se doceira para sustentar os quatro filhos depois que o marido, o advogado paulista Cantídio Brêtas, morreu, em 1934. “Mamãe foi uma mulher à frente do seu tempo”, diz a filha caçula, Vicência Brêtas Tahan, autora do livro biográfico Cora Coragem Cora Poesia. “Dona de uma mente aberta, sempre nos passou a lição de coragem e otimismo.” Aos 70 anos, decidiu aprender datilografia para preparar suas poesias e enviá-las aos editores. Cora, que começou a escrever poemas e contos aos 14 anos, cursou apenas até a terceira série do primário. Nos últimos anos de vida, quando sua obra foi reconhecida, participou de conferências, homenagens e programas de televisão, e não perdeu a doçura da alma de escritora e confeiteira.



=======================================================================

VAMOS LER? 


Você sabe qual o cantinho mais especial de nossa escola? A Biblioteca Cora Coralina.
Quem torna esse cantinho mais especial ainda são as nossas queridas Bibliotecárias Joelma, Maura, Meire Jane e Edilma. Elas, com muito carinho e dedicação, organizam nossa biblioteca e proporciona momentos agradáveis de leitura aos nossos alunos. Então Vamos Ler?  
Viste a Biblioteca Cora Coralina em nossa escola. 







================================================================================================================


A Biblioteca “Cora Coralina, e o 
Projeto Escola de Tempo Integral - PROETI


“Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, que tal ensiná-la da maneira que ela pode aprender”.


PERÍODO: ANO DE 2014
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO PROETI
COORDENADORAS: ADRIANA ALVES DE SOUZA, VERA LÚCIA SOUTO, EDILMA FERNANDES DA SILVA TEIXEIRA.
COLABORADORA: ROSIMEIRE

APRESENTAÇÃO: 

    O PROETI é um Projeto de Educação em Tempo Integral e tem como uma das finalidades atender as necessidades educativas dos alunos, visando à melhoria do seu atendimento escolar e a superar as capacidades através de experiências artísticas, culturais e lúdicas.

JUSTIFICATIVA 

Diante da perspectiva de que a leitura, a poesia e a música são fundamentais no processo de aprendizagem e que a escola possui um papel importantíssimo nesse processo, considera-se importante a realização do presente projeto:
“QUEM CONTA UM CONTOAUMENTA UM PONTO, QUEM CANTA ENCANTA, QUEM CONHECE POESIA ESPALHA ALEGRIA” a fim de podemos enriquecermos as atividades nas aulas do PROETI.
Este projeto nasceu da necessidade de atender os alunos do PROETI, na Biblioteca, pois permanecem na escola em período integral. Visando nortear o trabalho com os alunos, para que tenham prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.

INTRODUÇÃO

Ouvindo histórias, cantando, lendo e recitando poesias as crianças vão despertar o sentimento pelo belo, contribuindo com novas referencias de comunicação oral.
Ao ler e recitar poemas e mesmo cantando, o ritmo dado à sonoridade das palavras as pausas para dar musicalidade ao poema e às vezes as rimas presentes em alguns poemas, deixam as crianças literalmente encantadas e dispostas a reproduzir oralmente estes textos.
Este projeto é um convite para que as crianças brinquem e aprendam, pois a poesia, a música e as histórias são suportes extraordinários para despertar na criança o imaginário, o faz de conta que, segundo Vygotsky, “é um dos grandes contribuintes para o desenvolvimento da linguagem escrita”.
A música será utilizada neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem oral, visual e corporal das crianças, de forma socializadora. Sabemos que às vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá devido os profissionais utilizar apenas como fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é isso que se quer com este Projeto.
Juntando poemas histórias e música, queremos mostrar para as crianças o universo grandioso do prazer de ler. O livro deve ser mostrado e aberto com prazer e alegria, para que ler seja uma viagem maravilhosa e encantada e não apenas mais umas das atividades da escola.


OBJETIVO GERAL 


Este trabalho tem como objetivo estimular a criatividade, a imaginação; desenvolver a linguagem oral, escrita e visual; incentivar o prazer pela leitura promovendo o senso crítico, as brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos que colaboram na formação da personalidade da criança que propiciam o envolvimento social e afetivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Despertar o interesse pela leitura através de histórias poemas e música;
  • Propiciar momentos de prazer com dramatizações, declamações e músicas;
  • Desenvolver a comunicação oral e a percepção auditiva;
  • Cantar canções e declamar poemas curtos e de fácil memorização;
  • Ouvir, dramatizar e recontar histórias com sentimento;
  • Despertar o imaginário infantil.


METODOLOGIA 

No desenvolvimento desse projeto é fundamental que se atente para a necessidade de tornar as atividades atrativas, variadas e enriquecedoras, para que a aprendizagem dos educandos seja produtiva, o trabalho com histórias, poesias e músicas será feito através de oficinas (em anexo) e será desenvolvido no decorrer do ano, uma vez por semana, na biblioteca e complementada na sala de aula com a professora do PROETI, seguindo o seguinte cronograma:

O cronograma será feito até o mês de Dezembro de acordo com o interesse da turma.


AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á no decorrer do projeto, será processual e contínua e por meio da observação de um caderno e de acordo com o envolvimento dos alunos nas oficinas propostas, bem como os pequenos avanços como forma de replanejamento e repensarmos novas ações educativas.
Será observado avanços do uso da linguagem oral, bem como seu desenvolvimento integral e na sua postura critica reflexiva e principalmente no  prazer de ler que é o ponto chave do projeto.



HISTÓRIA –  As Chaves Mágicas

Data:12/03/2014
         19/03/2014
          26/03/2014

Duração: 3 Aulas de 50 Minutos

Objetivo:
Adquirir Valores

Atividades
Contar a história usando recursos visuais (Chaves de diferentes cores, baú,fantoches)
Confecção de um chaveiro (modelo em anexo)

Música - Palavrinhas Mágicas ( CD da Eliana)






==============================================================

                    História - Maria Vai com as Outras

Data: 02/04/2014

Duração: 60 minutos

Objetivos:

Despertar a imaginação a curiosidade e a criatividade
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia
Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima.

Atividades

Contar a história de forma criativa e participativa usando roupa adequada e recursos visuais 
(jiló, pandeiro. Leque, cachecol, óculos escuro, chapéu)

Música: (No início da história) - Aonde a ovelha vai Maria vai atrás!

                        (No final da história) - Aonde a ovelha vai Maria não vai mais!







============================================================

                              POEMA – A Boneca
                                     Olavo Bilac

Data: 09/04/14
          16/04/14

Duração: 2 aulas de 50 minutos

Objetivo
_Estimular gosto por poemas
_ Conhecer rimas

Atividades

A professora vestida de boneca vai declamar a poesia usando como recurso uma boneca toda estragada.

Os alunos vão reconhecer no poema escrito em um cartaz os rimas os versos e as estrofes

Em pequenos grupos vão declamar estrofes do poema

Atividades no caderno
            Rimas (em anexo)
            Montar uma bonequinha usando suas partes ( em anexo)

Serão estimulados a levar pra casa livros de poemas pra ler de acordo com sua faixa etária.








=================================================================


MÚSICA- AQUARELA

Data:  24/04/14
           30/04/14
           8/05/14

Objetivos
Cantar a música com ritmo e gestos;
Reconhecer rimas;
Conhecer significado de palavras;
Relacionar desenhos com a letra da música.

Atividades

1ª aula
Conhecimento prévio da música
Quem conhece a música
Quem canta
Onde viu tocar a música
Assistir um clip da música
Ouvir o CD
Cantar a música, usando a letra da música (em anexo)
Reconhecer rimas
Trabalhar a letra da música dando significado para as palavras, levando os alunos a relacionar a música com seu  conhecimento de mundo.
O que é aquarela?
Onde podemos ver uma gaivota?
Norte e sul são pontos cardeais. Quais são os outros?
Além de barcos a vela você conhece outro tipo de barco?
Na música fala o nome de lugares que não ficam no Brasil, Havaí, Pequim e Istambul. Quem já viu falar sobre eles?
Quem já viu um avião?
O mundo existe um continente Americano e nele a América do Norte, do Sul e a América central, em qual delas fica o nosso país?
Usamos um compasso para fazer um círculo. O que mais podemos usar para fazer um círculo?
O que é uma astronave?

2ª aula
Relembrar a música da semana passada:
Cantar versos da música e propor a elaboração de um livrinho

3ª aula
Finalizar o livrinho


Cantar a música fazendo gestos










==============================================================

                            HISTÓRIA – Lúcia já vou indo
Data: 28/05/2014
  
Duração: 60
Objetivo:
·         Conhecer gênero textual (convite)
·         Despertar a imaginação a curiosidade e a criatividade
·         Fazer inferências

Atividades
Contar a história usando recursos visuais ( caixa com materiais diversificados)


Cartaz com o convite da história.














==================================================================


Música:: O sabia

Data; 23-07-14

Objetivo:
Cantar uma música folclórica
Identificar rimas
Conhecer significado de palavras

Atividades
Ler a música
Identificar o significado das palavras novas
                      Terreiro    -   abacateiro      soluçando  - gaiola 
Saber quem já viu um sabiá, sua cor, onde morra, o que come, como ele canta
Por que o sabiá estava na gaiola? Por que ele não gosta de ficar preso?
O que acontece com quem prende animais silvestres?

Identificar as rimas no cartaz onde foi escrito a música.

Cantar a música dando ritmo com o bandeiro.

Atividade na folha xerocada
Encerrar com a turma cantando










=======================================================

                 Momento de encantamento

No dia 6 de agosto aconteceu na biblioteca mais uma contação de história. Desta vez
foi um conto de fadas, Joãozinho e Maria.
            A história foi preparada com um rico material, contando inclusiva com uma casinha de guloseimas, sendo que a “bruxa” veio contar a história.
            Foi emocionante  a surpresa dos alunos ao ver a casinha de doces e depois da história poder degustar as delicias.
            O entusiasmo foi tanto que os alunos e as bibliotecárias resolveram compartilhar a história com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Lá também houve surpresa e encantamento.


            Nada como um conto de fadas clássico para soltar a imaginação das crianças, seduzir e embriagar, pois é uma narrativa que causa muita emoção e desenvolvem o prazer pela leitura.










======================================================



A arte de ler

Assim diz o artigo, A Arte de Ler, escrito por Braulio Tavares


Leia mais sobre: A arte de ler, na Revista Língua Portuguesa,
nº 102 do mês de abril de 2014, páginas 32 e 33
que esta disponível na Biblioteca Cora Coralina.
    

      
     "A primeira metade do trabalho dos escrito é a leitura. Ninguém é escritor sem ler. É um vestíbulo que todo escritor tem de atravessar. Digo essa obviedade gigantesca porque toda hora estou conversando com pessoas que querem ser escritores mas dizem que "não tem tempo pra ler", ou então folheio nas livrarias coisas escritas por pessoas que, na melhor hipótese, leem livros de receitas, guias de viagem e colunas sociais.
     Ler variadamente. Escrever literatura exige que se leia muita literatura, não somente no sentindo de grande quantidade mas no de grande variedade. Romances, contos, crônicas, poesias: se você ler com frequência e prazer todos estes gêneros, são maiores chances de que consiga escrever cada um deles."

BRAULIO TAVARES




Caro Professor! 

Então o que está esperando? 
Leia essas recomendações e estimule seus alunos a embarcarem na aventura que só o bom leitor conhece.
Você pode encontrar boas dicas de livros e revistas em nossa Biblioteca. 

Bibliotecárias



=====================================================================


Morre aos 80 anos o escritor e educador Rubem Alves

Autor de mais de 120 livros, defendia que a escola se tornasse mais prazerosa.


Rubem Alves
     O escritor e educador e ex-colunista da Folha Rubem Alves de 80 anos, morreu neste sábado dia 19 de julho de 2014 na cidade de Campinas no interior de São Paulo. 
     Ele estava internado devido a pneumonia. Autor de mais de 120 livros, o mineiro defendia a educação mais prazerosa e uma escola que não massacrasse conteúdo vestibular. 
     Sensível à poesia da vida e a beleza abrigada em cada parte do mundo, Rubem Alves deixa vasta obra que tocou e encantou gerações inteiras. Com muitos títulos publicados e distribuídos em 12 países, o educador, teólogo e acima de tudo humano, autor, iluminou e iluminará o cotidiano de quem se identifica com suas ideias e desafia a inteligência daqueles que ainda puderam provar o gosto de suas palavras deliciosamente leves de sentir. 

"O que Rubem Alves deixa de melhor é essa visão da educação como fonte necessariamente de prazer e não de dor" disse o Jornalista Gilberto Dimenstein. 

"Um dos intelectuais mais respeitados do Brasil" disse a Presidente da República  Dilma Roussef lamentando a morte de Rubem Alves em rede social. 

Fonte: Jornal Estado de São Paulo, Domingo, 20 de Julho de 2014
Fotos: Pesquisas Google




===================================================================

Cronograma do Projeto Pausa para Leitura 
2º Turno 

Mês: Julho 

17/07/2014 - Quinta-Feira 
22/07/2014 - Terça-Feira
30/07/2014 - Quarta-Feira 

Mês: Agosto 

07/08/2014 - Quinta-Feira 
12/08/2014 - Terça-Feira 
20/08/2014 - Quarta-Feira 
28/08/2014 - Quinta-Feira 

Observação: O Horário do Projeto Pausa para Leitura sera das 16hs às 16h30min

======================================================================

Mural feito pelos alunos sob coordenação das 
Professoras Hélida Terezinha e Orosina Braga sobre o dia das Bibliotecárias. 



Ficou lindo !!! 
Agradecemos pelo carinho e pela homenagem. 
Obrigado ... 


Bibliotecárias

=======================================================================

PROJETO LITERATURA EM MINHA CASA 2014


      No dia 14 de abril de 2014 aconteceu o lançamento do projeto Literatura em Minha Casa. Para abrilhantar esse momento, contamos com a apresentação de uma peça teatral com a Turma do Chaves. Nossos alunos gostaram muito desse momento e ficaram ansiosos para conhecer a sacolinha que percorrerá a casa de cada um levando literatura para toda família.
      Esperamos que o Projeto seja um sucesso, assim como foi nos anos anteriores.
Nossos agradecimentos a turma do Chaves, Adriana, Nara, Simone e Gabriel pela belíssima apresentação. 

Bibliotecárias








===================================================================

NORMAS PARA O USO DA BIBLIOTECA  "CORA CAROLINA" 2014
E.E.”ABÍLIO CAIXETA DE QUEIROZ”.
                                                   

· - Não será permitida a entrada na biblioteca com sacolas e/ou mochilas.
· - Cada aluno ao assinar o livro de pesquisas deve colocar a matéria e o livro que serão usados.                                                                       
· - Não rabiscar os objetos da biblioteca da biblioteca.
· - Todos são responsáveis pela conservação dos livros, computadores e demais objetos da biblioteca.
· - A biblioteca será usado apenas para leitura, pesquisas e estudos;
· - Confeccionar ou guardar cartazes, maquetes e outros não serão permitidos.
· - Não haverá recortes de revistas e jornais.
· - Não será permitido o uso de celular e outros objetos que desviam atenção dos usuários.
· - Não jogar lixo no chão.
· - Quando a equipe estiver trabalhando, quem ficar atrapalhando, será convidado a se retirar.
·  - Não atenderemos pesquisas sem bibliografias.
·  - O uso dos computadores será por ordem de chegada, tendo, prioridade os usuários que forem pesquisar. O aluno é responsável pelo computador que estiver usando.
·  - Não trazer lanches para dentro da Biblioteca.
·  - No horário de aula não será permitido tirar Xerox p/ aluno 
   - Atenção: Não deixem os trabalhos para última hora.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA 2013 

De Segunda-Feira à Sexta-Feira de 07:00hs as 11:25 e das 13:00hs às 19:00hs


 Contamos com apoio e colaboração de todos.
Obrigado !!!

Adriana Alves, Elza, Edilma, Maura, Natalícia e Vera Lúcia


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


DEPOIMENTO

Eu Alda Nunes Caixeta de Souza, sou mãe da aluna Polliany Nunes de Souza da professora Ana Paula Silva Costa Piau da sala 03.
A minha filha já é uma pequena leitora de livrinhos da biblioteca da escola que oferece além de bons livros e revistas; um atendimento exemplar de bons profissionais educados que tratam tantos os alunos e pais muito bem.
Eu particularmente gosto muito de ler principalmente as revistas "Ciências Hoje" e costumo pegar junto com os livrinhos.
Incentivo muita a leitura para as minhas filhas.
A leitura faz a gente a viajar sem sair do lugar. 
Um abraço ... 

Alda Nunes Caixeta de Souza

Alda Nunes e sua Filha Polliany Nunes
 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Atenção Alunos e Professores !!!

Chegaram na Biblioteca novos livros de Literatura. São inúmeros exemplares para os alunos do 6º ao 9º ano. Venha conferir ... Esperamos por vocês !!!


Bibliotecárias





------------------------------------------------------------------------------------------------------

ATENÇÃO ALUNOS E PAIS DO 1º AO 5º ANO 


    O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) envia os livros para a escola e de acordo com a resolução 60/2009, esses livros serão usados por 3 anos.
    Por isso é preciso preservá-lo e ele deve ser protegido da água, da poeira, e de outras situações que possam cousar danos. Procure mantê-lo limpo, sem rabiscos, rasgados ou recortados.
    Portanto a colaboração dos pais é muito importante na conservação dos livros. Esse ano seu filho(a) está recebendo o livro novo, porém mais 2 outas crianças usarão o mesmo livro, nos próximos anos (2014 e 2015).
    Os filhos de vocês já receberam os livros, é o momento de encapa-los, colocar o nome no lugar adequado e cuidar bem dele. 
    Os livros de Português e Matemática do 1º , 2º e 3º anos dos anos iniciais, o aluno escrevem neles e ao final do ano leva-os para casa. Os de Geografia, História e Ciências NÃO escreve neles, e ao final do ano deverão ser devolvidos a biblioteca. 
    Os livros dos 4º e 5º anos NÃO escrevem neles e ao final do ano deverão ser devolvidos a biblioteca.


Natalícia Alves Martins Pimenta
Professora de Ensino do uso da Biblioteca   

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atenção Professores 

Estão chegando na Biblioteca "Cora Coralina" excelentes revistas, que aumentarão seus conhecimentos e enriquecerão suas aulas, tornando-as mais interessantes e atrativas.
Venha conferir !!! 


Eni Carvalho e Vera Souto
Professoras de Ensino do uso da Biblioteca


Veja abaixo alguns exemplares.

Clique na imagem e veja em tamanho maior


--------------------------------------------------------------------------------------------------

CRONOGRAMA DO PROJETO "PAUSA PARA LEITURA"
Mês : Maio 
2º Turno 

02/05/2013 - Quinta-Feira
07/05/2013 - Terça-Feira
15/05/2013 - Quarta-Feira
21/05/2013 - Terça-Feira
29/05/2013 - Quarta-Feira 

Obs: O horário será de 16:00h às 16h30min.

------------------------------------------------------------------------------------

Novidades na Biblioteca “Cora Coralina”

         Chegou na biblioteca dicionários com a nova ortografia da língua portuguesa para as salas de aula dos Ensino Fundamental e Médio.
         A última vez que o FNDE enviou dicionários para as escolas foi em 2006 antes das mudanças estabelecidas pelo acordo ortográfico.
Consultar o dicionário é um hábito que deve ser cultivado desde a infância, assim a criança aprenderá a escrever corretamente e também aprenderá que quando tiver alguma dúvida poderá consultar o dicionário para lhe auxiliar nos estudos.
         Por isso, aproveitem professores, os dicionários já estão disponíveis na biblioteca para uso em sala de aula e pesquisas.







Veja Também as novas revistas que chegaram a biblioteca.


3 comentários:

  1. Estou fazendo um trabalho ii queria saber qual o patrono da escola podem passa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, a história do Patrono da escola está aqui neste link acesse http://eeabiliocaixetadequeiroz.blogspot.com.br/p/historico.html ... Seja sempre bem vindo(a)
      Obrigado !!!

      Excluir

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...