Professora Graça Lemos realiza dinâmica reflexiva sobre as consequências
do difícil. Uma experiência para que os alunos reflitam sobre
suas atitudes e a necessidade de controle e disciplina sobre
domínio próprio, como: o tempo, a fala, desejos, ideias, ações, hábitos etc.
No primeiro dia, o menino pregou 17 pregos.
Nas semanas seguintes, como ele aprendeu a controlar seu temperamento, o número
de pregos pregados na cerca diminuiu gradativamente… Ele descobriu que era mais
fácil se segurar do que pregar aqueles pregos na cerca.
Finalmente o dia chegou quando o menino não
perdeu a calma mesmo. Ele então falou a seu pai sobre isto e o pai sugeriu que
o menino agora tirasse da cerca, um prego por cada dia que ele não perdesse a
calma.
Os dias passaram e o menininho então estava finalmente pronto para dizer a seu pai que tinha retirado todos os pregos da cerca. O pai então o pegou pela mão e foram até a cerca.
Os dias passaram e o menininho então estava finalmente pronto para dizer a seu pai que tinha retirado todos os pregos da cerca. O pai então o pegou pela mão e foram até a cerca.
O pai disse: ”Você fez muito bem, meu filho,
mas, veja só os buracos que restaram na cerca. A cerca nunca mais será a mesma!
Quando você fala algumas coisas com raiva, elas deixam cicatrizes como esta
aqui. Você pode enfiar a faca em alguém e retirá-la. Não importa quantas vezes
você diz ‘desculpe-me’, a ferida ainda está lá. Um ferimento verbal é a mesma
coisa que um ferimento físico.
“Convivemos
e trabalhamos com as pessoas todos os dias de nossa vida. Como tratamos estas
pessoas? Como nos relacionamos com elas? O que esperamos delas? O que
oferecemos para elas? Quantas vezes você cumprimenta, ou agradece, ou mesmo
demonstra com um gesto de carinho, a satisfação desta convivência e troca
diária?
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