terça-feira, 27 de novembro de 2012

Projeto "Dia Nacional da Consciência Negra"


           Mais uma vez, através do empenho dos professores e do dinamismo dos alunos, a Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz cumpre seu papel na formação moral, na cidadania plena e no fortalecimento de valores.
            Nossa Escola, talvez sem risco de pecar, pode ser considerada a precursora  entre as demais escolas na abordagem do tema “20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra”.
Em Patos de Minas, através da lei número 1528/2001, fica instituído no município de Patos de Minas, o Dia da Consciência Negra, a ser comemorado no dia 20 de novembro de cada ano.
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A partir desse dia, passou-se  a ser comemorado o  Dia Nacional da Consciência Negra”.
            Em 2003, ano em que a lei passou a vigorar em todo território nacional, foi a primeira vez que  realizamos atividades em comemoração a essa data. Portanto, de 2003  para cá, já realizamos na escola três peças teatrais dignas de qualquer teatro do Brasil, jograis, exposições e mostras culturais a respeito do tema.
            Porém, de nada valeria tamanha grandiosidade de nossas comemorações, se não houvesse o comprometimento e a entrega total de nossos alunos para abrilhantarem cada vez mais o evento.
            Essa entrega dos nossos alunos talvez fosse superficial se não fosse observada uma convivência pacífica, saudável e harmoniosa existente entre os grupos étnicos no cotidiano escolar.
            Em 2012, ano em que se completam dez edições de comemoração do “20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra”, teremos mais uma vez a escola toda engajada em um único objetivo: semear a paz, a tolerância e a igualdade étnica entre os povos.
            As trinta e oito salas da escola, distribuídas em três turnos, tiveram sua significativa parcela de contribuição para tornar mais uma vez o “20 de Novembro – Dia Nacional da Consciência Negra” em um acontecimento social, cultural e, principalmente, de disseminação da igualdade.
            Envolver todas as turmas, todas as disciplinas é certamente um projeto auspicioso e  por esse motivo tenha merecido transpassar os muros da escola. E, deixando o trocadilho de lado, os muros da escola se tornaram verdadeiras paredes do “Louvre”, afinal, a exposição, culminância do projeto, será feita na parte externa da escola. Assim, de maneira altruísta, compartilharemos com toda a comunidade escolar e a sociedade um trabalho feito com seriedade, dedicação e muito amor por parte de todos.
            Dessa forma, a Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz”, mais uma vez cumpre seu papel, no entanto, ciente de que esse não é um desafio que se possa dizer vencido ao final do ano letivo e sim uma luta constante, pois, como diria Richard Bach no livro There's No Such Place As Far Away (Longe é um lugar que não existe): eis um teste pra saber se sua missão na Terra está cumprida, se você está vivo, não está.
            Em síntese, ficamos felizes com mais uma etapa cumprida e esperançosos de um dia vermos o mundo como um lugar verdadeiramente igual, pois aqui, nossos alunos, além de aprenderem os conteúdos das disciplinas, aprendem também que várias raças existem pra bichos (cavalo, cachorro, boi, etc.). Em se tratando de Homens e Mulheres, existem vários grupos étnicos e só uma raça: A Raça Humana.

Professor Omar Gonçalves do Amaral
Coordenador do Projeto 


 Projeto "Dia Nacional da Consciência Negra" foi destaque em matéria exibida na Tv Integração afiliada Rede Globo
Clique no link e veja: 
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/t/todos-os-videos/v/escola-estadual-de-patos-de-minas-comemora-o-dia-da-consciencia-negra/2251779/


Vídeo exibido no 3º turno 
"O XADREZ DAS CORES"



Clique nas fotos e vejam em tamanho maior.

























































Um comentário:

  1. Parabéns ao Professor Omar e toda escola Abílio Caixeta de Queiroz pelo belíssimo trabalho realizado, tive o prazer de ver as exposições dos trabalhos na escola e todos ficaram encantadores. Parabéns !!!

    Cristina Melo ex aluna da escola

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita.