quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Projeto ‘’Preservação do Ambiente, Uma Forma de Sobrevivência’’


ESCOLA ESTADUAL “ABÍLIO CAIXETA DE QUEIROZ”
DECRETO 23.837 DE 12.09084
Rua Francisco de Assis Sabino, 221  - B. Alvorada – Patos de Minas/MG


Pessoal que participou na elaboração do projeto:

NOME
FUNÇÃO
Lucia Machado de Lima
Professora
Maria Maura Marcolino e Silva
Professora
Denise Cristina Antunes
Professora
Sarah Cristine Prados de Lima
Professora
Rilva Vaz
Supervisora
Maria das Graças Lemos e Silva
Diretora
Maura Vieira
Bibliotecária

Coordenadora do projeto:

 Sarah Cristine Prados de Lima                         

Diretora da Escola:

  Maria das Graças Lemos e Silva      

               
       1-INTRODUÇÃO:

            Tendo em vista a realidade em nossa volta, com relação ao prejuízo causado ao meio ambiente principalmente a desmatação de nossas florestas, o desrespeito as nascentes, aos animais e a falta de cuidado com a água tratada.  A partir destas situações resolvemos elaborar uma ação educativa no sentido de mobilizar o trabalho com questões voltadas a preservação do meio ambiente que resultara na preservação da nossa própria vida.

2 – JUSTIFICATIVA:

            O presente projeto sobre o meio ambiente tem por principio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma pratica social baseada na preservação do meio ambiente.
            Devemos chamar a atenção de nossos alunos para a questão do consumo e da produção exagerada de materiais, resíduos, que somados geram uma grande quantidade de lixo que acaba poluindo o  planeta. E em nossa discussão o importante é criar em nossos educandos a certeza da criação e da efetivação de alternativas para a melhoria do nosso ambiente; como  a questão do lixo,  da água, e da desmatação das reservas de matas ciliares.

          O nosso trabalho deve ter como fio condutor o diálogo transdisciplinar, isto é ,quais são as linhas e as pontes em que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para discutir e buscar soluções para a questão ambiental, para que assim nenhum conhecimento deve ser isolado ou parcializado, ele deve fazer parte de um todo e estar articulado entre si.

3– OBJETIVOS :

* Envolver toda comunidade escolar no projeto.
*   Modificar hábitos e atitudes visando minimizar o efeito estufa.
* Proporcionar estratégias de aprendizagem visando formar cidadãos críticos, autônomos e atuantes na sociedade em que vivem.
* Levar a praticidade os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento deste projeto.
* Conscientizar todos os participantes sobre os efeitos danosos do aquecimento global no que se referem a flora, a fauna, as nascentes de água e seus mananciais e a agricultura, promovendo ações contra queimadas e desmatações.   

      4 – DESENVOLVIMENTO:

* Ensinar como fazer mudas de árvores, flores e folhagens.
* Passeios no Mocambo, conhecer o entorno da escola, da comunidade com o intuito de fazer coleta de lixo, separação de lixo e plantio de árvores.
*Mostrar lugares onde houve desmatações.
*Pesquisa com os alunos em livros, jornais, revistas e internet.
*Leitura e interpretação de textos diferenciados referentes à natureza (poema, contos, letras de musicas, jornais revistas, internet noticias, manchetes).
*Compor poemas, , descrições e relatórios.
*Conversas informais sobre o tema em estudo.
*Apresentação de DVDS e CDS  sobre conservação da  água e mata ciliar, meio ambiente, animais em extinção, sobrevivência do planeta, aquecimento global.
*Fixar cartazes, murais na escola e na comunidade escolar.
* Oficinas: conscientização da necessidade de  cuidar da vida do planeta, lixo seco, reaproveitamento desse lixo, toda a comunidade na conscientização de cuidados com  o meio ambiente.


5 – RECURSOS:

a               - Materiais:  pá, enxada, mudas diversas, sementes...
            - Material pedagógico como livros, jornais, revistas, DVDs CDs,  mapas geográficos, filmes, compras de lixeiras seletivas.
                            -- Humanos: comunidade escolar, direção professores, alunos, bibliotecárias, funcionário da escola, secretarias da saúde, educação e meio ambiente, posto de saúde 
                - Ônibus para transportar os alunos até o Parque Municipal do Mocambo.

6  - CRONOGRAMA:

Dia 05/11/2012- Recolhendo lixo seco no pátio da escola após o recreio.
Dia 06/11/12 – Passeio no mocambo (Fazendo plantio de árvores e recolhendo lixos secos).
Dia 08/11/2012 – exibição do filme ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.
Dia 09/11/12 – oficina de lixo reciclável.
Dia 12/11/12 – palestra sobre o meio ambiente.
Dia 13/11/12 – exibição do  filme infantil O BICHO VAI PEGAR.
Dia 16/11/12 ao dia  23/11/12 trabalhar textos e interpretações sobre o meio ambiente.

7-AVALIAÇÃO:

           A avaliação será realizada no decorrer do desenvolvimento:
               - Através de observação do nível de interesse e participação dos alunos;
               - Pesquisa de opinião com alunos, pais e profissionais da escola;
               -Através de questionário e observação do desempenho de todas as pessoas envolvidas no projeto 


Matéria exibida no Jornal 30 minutos da NTV no dia 07/11/2012 2º bloco
Obs: Começa em 2min e 22seg. 

Clique nas fotos e vejam em tamanho maior.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...