ESCOLA
ESTADUAL “ABÍLIO CAIXETA DE QUEIROZ”
DECRETO
23.837 DE 12.09084
Rua
Francisco de Assis Sabino, 221 - B.
Alvorada – Patos de Minas/MG
Pessoal que participou na elaboração do projeto:
NOME
|
FUNÇÃO
|
Lucia Machado de Lima
|
Professora
|
Maria Maura Marcolino e Silva
|
Professora
|
Denise Cristina Antunes
|
Professora
|
Sarah Cristine Prados de Lima
|
Professora
|
Rilva Vaz
|
Supervisora
|
Maria das Graças Lemos e Silva
|
Diretora
|
Maura Vieira
|
Bibliotecária
|
Coordenadora
do projeto:
Sarah Cristine Prados de Lima
Diretora
da Escola:
Maria das Graças Lemos e Silva
1-INTRODUÇÃO:
Tendo em vista a realidade em nossa
volta, com relação ao prejuízo causado ao meio ambiente principalmente a
desmatação de nossas florestas, o desrespeito as nascentes, aos animais e a
falta de cuidado com a água tratada. A
partir destas situações resolvemos elaborar uma ação educativa no sentido de
mobilizar o trabalho com questões voltadas a preservação do meio ambiente que
resultara na preservação da nossa própria vida.
2
– JUSTIFICATIVA:
O presente projeto sobre o meio
ambiente tem por principio básico conscientizar os alunos e a comunidade
escolar sobre a necessidade de se construir uma pratica social baseada na
preservação do meio ambiente.
Devemos chamar a atenção de nossos alunos para a questão
do consumo e da produção exagerada de materiais, resíduos, que somados geram
uma grande quantidade de lixo que acaba poluindo o planeta. E em nossa discussão o importante é
criar em nossos educandos a certeza da criação e da efetivação de alternativas
para a melhoria do nosso ambiente; como
a questão do lixo, da água, e da
desmatação das reservas de matas ciliares.
O nosso trabalho deve ter como fio
condutor o diálogo transdisciplinar, isto é ,quais são as linhas e as pontes em
que todo o conhecimento produzido pelo homem se encontra e se alia para
discutir e buscar soluções para a questão ambiental, para que assim nenhum
conhecimento deve ser isolado ou parcializado, ele deve fazer parte de um todo
e estar articulado entre si.
3–
OBJETIVOS :
* Envolver toda comunidade
escolar no projeto.
* Modificar hábitos e atitudes visando
minimizar o efeito estufa.
* Proporcionar estratégias
de aprendizagem visando formar cidadãos críticos, autônomos e atuantes na
sociedade em que vivem.
* Levar a praticidade os
conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento deste projeto.
* Conscientizar todos os participantes sobre os efeitos danosos do aquecimento global no que se referem a flora, a fauna, as nascentes de água e seus mananciais e a agricultura, promovendo ações contra queimadas e desmatações.
* Conscientizar todos os participantes sobre os efeitos danosos do aquecimento global no que se referem a flora, a fauna, as nascentes de água e seus mananciais e a agricultura, promovendo ações contra queimadas e desmatações.
4
– DESENVOLVIMENTO:
* Ensinar como fazer mudas
de árvores, flores e folhagens.
* Passeios no Mocambo,
conhecer o entorno da escola, da comunidade com o intuito de fazer coleta de
lixo, separação de lixo e plantio de árvores.
*Mostrar lugares onde houve
desmatações.
*Pesquisa com os alunos em
livros, jornais, revistas e internet.
*Leitura e interpretação de
textos diferenciados referentes à natureza (poema, contos, letras de musicas,
jornais revistas, internet noticias, manchetes).
*Compor poemas, , descrições
e relatórios.
*Conversas informais sobre o
tema em estudo.
*Apresentação de DVDS e
CDS sobre conservação da água e mata ciliar, meio ambiente, animais em
extinção, sobrevivência do planeta, aquecimento global.
*Fixar cartazes, murais na
escola e na comunidade escolar.
* Oficinas: conscientização da necessidade de cuidar da vida do planeta, lixo seco, reaproveitamento desse lixo, toda a
comunidade na conscientização de cuidados com
o meio ambiente.
5
– RECURSOS:
a - Materiais:
pá, enxada, mudas diversas, sementes...
- Material pedagógico como livros, jornais,
revistas, DVDs CDs, mapas geográficos,
filmes, compras de lixeiras seletivas.
-- Humanos: comunidade escolar, direção
professores, alunos, bibliotecárias, funcionário da escola, secretarias da
saúde, educação e meio ambiente, posto de saúde
- Ônibus para transportar os alunos até o
Parque Municipal do Mocambo.
6 - CRONOGRAMA:
Dia 05/11/2012- Recolhendo lixo
seco no pátio da escola após o recreio.
Dia 06/11/12 – Passeio no
mocambo (Fazendo plantio de árvores e recolhendo lixos secos).
Dia 08/11/2012 – exibição do
filme ANIMAIS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS.
Dia 09/11/12 – oficina de
lixo reciclável.
Dia 12/11/12 – palestra
sobre o meio ambiente.
Dia 13/11/12 – exibição
do filme infantil O BICHO VAI PEGAR.
Dia 16/11/12 ao dia 23/11/12 trabalhar textos e interpretações
sobre o meio ambiente.
7-AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada no
decorrer do desenvolvimento:
- Através de observação do nível de interesse e participação dos alunos;
- Pesquisa de opinião com alunos, pais e profissionais da escola;
-Através de questionário e observação do desempenho de todas as pessoas envolvidas no projeto
Matéria exibida no Jornal 30 minutos da NTV no dia 07/11/2012 2º bloco
Clique e vejam - http://www.ntvnet.com.br/30minutos/?v=3464&b=2
Obs: Começa em 2min e 22seg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita. Volte sempre!