sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projeto-PAV – Tema: Superação


Superar os preconceitos e investir no próprio esforço são itens essenciais para a realização pessoal

1º momento:

     FILME: Legalmente Loira, dirigido por Robert Luketic, com Reese Whiterspoon e Luke Wilson, 2001.

    A HISTÓRIA: Poucas pessoas no mundo têm os mesmos privilégios que Elle Woods (Reese Whiterspoon). Ela é linda, loira natural, tem muito dinheiro e namora o garoto mais desejado do colégio. Porém, quando ele vai estudar direito em Harvard e se encanta por uma arrogante colega de classe, dispensa Elle por considerá-la fútil. Inconformada com a situação, a patricinha decide ingressar na mesma universidade e provar a todos sua capacidade.

    QUEM INDICA: O jornalista e escritor Eduardo Torelli. "Mostra que a inclinação do indivíduo a determinadas matérias transcende os estereótipos. E que, às vezes, podemos ser notavelmente aptos a algum tipo de atividade sem sequer nos darmos conta desse fator. O meio educacional, o estímulo e a vivência com os demais é que despertarão esse dom em nós. Elle desenvolve um genuíno interesse pela faculdade e se torna uma das melhores advogadas formadas pela instituição."

    POR QUE VER: "Fala do peso que os estereótipos impostos pela sociedade assumem na vida de uma garota. Ela cursa Direito e se destaca, sendo que ninguém apostava nela. Se o professor não acredita no potencial do aluno, o desejo dele esbarra na falta de motivação.É uma reflexão para professores que se deixam guiar pelo apelo das aparências", diz Ana Lúcia Tampellini. (coordenadora pedagógica)

2º momento:
Atividades propostas:

1.     Caracterize a família de Elle Woods. Você acredita que os pais também são responsáveis por ela ter demorado tanto a se ingressar em uma universidade? Justifique.
2.     Quando Elle decide ir para a Universidade cursar Direito, você se surpreendeu com a atitude dela? Por quê?
3.     Cite alguns momentos que você mais gostou, momentos de superação, em que a protagonista realmente demonstrou que ela era capaz e poderia ser uma advogada.
4.     Analise a questão do estereótipo. O que passou na cabeça dessa jovem rica que resolve abandonar a mordomia e partir para a correria da vida de estudante?
5.     E você já superou algum preconceito para investir em seu crescimento pessoal? Ou conhece alguém que passou por situação parecida? Comente.

3º momento:

Palestra com o Atleta Sílvio





 

4º momento:

    Comentário da palestra que assistimos, seguido da proposta de relatório e alguns depoimentos dos alunos sobre preconceitos e como têm conseguido superá-los.
Na  palestra  Sílvio falou sobre superação, autoestima, perspectiva de vida
( sonhos, desejos), bullying; deixou bem claro como encarar a vida, como viver a vida; pois a vezes nós permitimos que a sociedade acabe nos aprisionando. Não temos a capacidade de reger nossas vidas e precisamos de quem o faça. Por isso precisamos saber fazer escolhas, demonstrar amor em relação aos outros, acreditar em Deus e cuidar da família; pois cada um fazendo isso, teremos o reflexo na sociedade.

     E assim terminou o projeto Pausa para Reflexão da Biblioteca juntamente com alunos do PAV (Projeto Acelerar para Vencer) 2012. 

Marisa Braga e Silésia Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...