DINÂMICA : Desenho do personagem
Pedir a cada aluno que desenhe e uma folha
sulfite um personagem jovem estudante com o qual se identifiquem. Em seguida,
pedir que os alunos escrevam ao lado do desenho os seguintes elementos:
LADO
DA CABEÇA: o que esse pensa sobre sua vida escolar (desejos,
ideias, pensamentos, sentimentos, expectativas, dúvidas, etc.)
LADO
DA MÃO DIREITA: o que esse jovem tem a ensinar para seus
colegas, aos seus professores, à escola e à Comunidade Escolar?
MAO
ESQUERDA: o que esse jovem tem a aprender com seus colegas, com
seus professores, com escola e Comunidade Escolar?
PÉ
DIREITO: pensando na sua trajetória escolar, por onde esse jovem
caminha? Onde ele se encontra? (Sua percepção do seu grau de proficiência e
desenvolvimento cognitivo etc.)
PÉ
ESQUERDO: o que o impede de caminhar? (Dificuldades, barreiras,
empecilhos para seu processo de ensino aprendizagem)
Em
seguida os desenhos serão compartilhados e os(as) jovens estimulados(as) a
perceberem semelhanças, diferenças e comentarem os desenhos uns dos outros.
Explorar cada eixo a partir do que os(as)
jovens trouxerem e discutir o conceito de avaliação, numa perspectiva ampliada.
Buscar conexões entre a subjetividade e a coletividade, como eles se veem em
relação ao contexto em que vivem e a relação desse contexto com a escola e o
seu processo de ensino aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita. Volte sempre!