segunda-feira, 30 de setembro de 2013

30 de Setembro - Dia da Secretária.





A correria, as cobranças, As inúmeras obrigações do dia a dia... Tudo isso não foi suficiente Para te fazer desistir do seu trabalho Que bom que sua vocação Nos permite desfrutar de uma secretária tão dedicada. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você Consegue olhar os olhos de todos os outros E fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, Dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida O teu coração a cada dia, Dando-te tanto prazer.


Parabéns a todas secretárias da nossa escola. 

Obrigado por tudo !!! 


Projeto - "Lelê na minha casa"


O boneco Lelê foi doação de Maria Antônia da S. Costa Piau.
   Chegou em nossa sala hoje, um novo aluno, que precisa muito de carinho e cuidados especiais.

   A cada dois dias Lelê passará na casa de um dos alunos.
   O aluno deverá levá-lo para passear, visitar a vovó, ir aos shopping ou em outros lugares. 
   Na hora de dormir o aluno deverá ler uma história para o Lelê, pois ele não dorme sem ouvir histórias.
   Após o aluno descrever a atividade que fez com mais novo amiguinho da turma, deverá colar uma foto tirada com Lelê e a família.
   A intenção do Projeto Lelê na minha casa, é que os alunos criem cada vez mais o gosto pela leitura.
   E para comemorar a chegada do Lelê toda a turminha pôde saborear um delicioso sorvete doado pelo Edilson José membro do colegiado escolar e amigo da escola.
   Pudemos contar com a participação da nossa querida diretora Graça Lemos.
Nossa tarde foi de muita alegria e diversão !!!

Professora Ana Paula Piau 
2º ano Ensino Fundamental







quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Convite para encontro do "Projeto Oficinas Pedagógicas".



25 de Setembro - Dia do Trânsito

Foto: Site Brasil Escola 
 Comemora-se, no dia 25 de setembro, o dia nacional do trânsito.
De acordo com o artigo primeiro, § 1º da lei de trânsito em vigor no Brasil, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”
 O trânsito é importante para a economia de um país, por interligar produções industriais ou naturais aos consumidores, através dos meios de transporte. Além disso, proporcionando o fluxo de pessoas para o trabalho, escola, médico, diversão, etc.
  Pode ser dividido de acordo com as vias que utiliza, sendo terrestres, aéreas ou marítimas, todos controlados por uma legislação específica.
No trânsito, existem os órgãos especiais, que são responsáveis pelos diferentes setores, como: secretarias municipais de trânsito; DETRAN, COTRAN, etc., que são responsáveis pela sinalização e pela manutenção das condições de uso das vias públicas.
  As sinalizações de trânsito são universais, adotando-se a mesma simbologia em todo o mundo, a fim de auxiliar os motoristas em suas viagens.
  Nas vias terrestres de todo o território nacional, o tráfego é regulamentado pela Lei nº 9.503, que implantou o novo Código Nacional de Trânsito, entrando em vigor a partir de 1997.
   Antes disso, as leis de trânsito estavam muito frouxas, pois o Código utilizado era de 1966, que já estava ultrapassado.
  Devido ao aumento do número de carros, adquiridos pela população, passamos a enfrentar grandes movimentações nas cidades. Por ter uma lei que não punia casos graves de imprudência no trânsito, muitos motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causando sérios problemas, chegando a causar acidentes graves e mortes.
   Com a adoção da nova lei as normas ficaram mais rígidas, exigindo-se uma postura mais ética do motorista, além de determinar fiscalização rigorosa no veículo – no ato do licenciamento do mesmo. Outro artigo importante da lei é quanto à aplicação de multas, com o sistema de pontuação na carteira do motorista, em consequência ao número de multas levadas.
   A pontuação varia de acordo com o tipo de multa: quanto mais grave for a infração, maior o número de pontos ganhos. Com isso, o motorista que somar 20 pontos terá sua carteira apreendida, tendo que passar por um curso de educação para o trânsito, com orientação sobre segurança e manutenção da qualidade no trânsito.
   São várias as infrações, mas as consideradas mais graves são: dirigir sem a carteira de habilitação, dirigir com velocidade excessiva à determinada, dirigir após o consumo de bebida alcoólica, todas consideradas gravíssimas. Além dessas, as infrações também são classificadas em graves, médias e leves, tendo cada uma a pontuação específica.
   Segundo a Lei, a educação para o trânsito deve ser adotada nas escolas, desde as séries iniciais, a educação infantil, transcorrendo pelo ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, a fim de educar os cidadãos fazendo-se um trabalho de conscientização dos mesmos.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Projeto “ Ciranda da leitura – LER PARA CRESCER ”

Projeto desenvolvido pela Professora Ana D'Arc Silva do 2º Ano/2º Turno

Com o intuito  de  partilhar práticas pedagógicas produtivas, descrevo  duas   experiências  prazerosas que tenho vivenciado, em sala de  aula nestes últimos bimestres,  com a minha turma do 2º ano/ 2013, com a qual   desenvolvo  um  pequeno  projeto.  
São momentos divertidos através dos quais pude observar, até agora,  o  crescimento da turma na leitura e também na oralidade.  Alunos quietos e tímidos se transformando  em alunos participativos, falantes e interessados  em  escolher um livro pra  ler.
Juntamente com  a  Supervisora e uma colega amiga da escola, introduzimos o projeto de  maneira bem lúdica e interessante.
A primeira experiência é o projeto chamado: “LER PARA CRESCER”, é uma “Ciranda da leitura” que se desenvolve da seguinte forma: As crianças levam para casa uma  bolsa  com  livros de literatura e  outros gêneros  também, juntamente com  dois personagens: uma   boneca  e  um  boneco  de  pano. São personagens  muito  queridos pela turma, os alunos escolheram nomes para os dois, LUCAS E BIA  eles  assistem  aula  diariamente, e no final  um aluno os leva para casa.
O objetivo é  que  a  criança cuide dos bonecos, leia  histórias  para eles e  para  sua  família também; façam passeios com  eles, tirem  fotos e os apresente para a família e  para  outras  pessoas. É muito interessante!  Os personagens  não conseguem  dormir  sem  antes  ouvir  a  leitura   de  uma  história feita  pelas  crianças. Com isso as crianças desenvolvem o senso de cuidado, responsabilidade e soltam a imaginação...
Como registro dessa prática, temos  um  caderno  onde  as  crianças  anotam  as experiências  vividas  com  os  dois  bonecos  naquele dia (nome da história que leu, autor, editora, assunto, personagens,  ilustração, data e assinatura).

As crianças  ficam  ansiosas  para  chegar  o dia  de  levar  a  Ciranda  da  leitura  para  casa,  para  vivenciar  bons  momentos  com  os  bonecos  e  viajar  com  a  imaginação  através  da  leitura.

Professora Ana D'Arc Silva 
2º Ano/ 2º Turno






segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Projeto "Visita à Lagoa Grande" - OS ANIMAIS

Lagoa Grande de Patos de Minas
JUSTIFICATIVA:

Os alunos das Classes de alfabetização através da visita de campo à lagoa grande realizarão a observação das espécies de animais que fazem parte da natureza, analisando as características individuais, semelhanças e diferentes entre eles.

OBJETIVO GERAL:

Compreender a relação dos indivíduos com meio ambiente ao qual está inserido, como agente modificador e transformador desta relação, afim de desenvolver a consciência ambiental, desenvolvida pelo conhecimento  das características individuais de cada espécie, objetivando a preservação da natureza.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


  • Observar as diferentes espécies de animais que vivem neste espaço;
  • Descrever as semelhanças e diferenças observadas em cada espécie;
  • Identificar as características individuais dos animais (se tem patas, se voam, tem assas, nadam, do que é formado seu corpo, pêlos, escamas etc...);
  • Identificar animais domésticos, úteis e nocivos;
  • Escritas dos nomes dos animais observados;
  • Trabalhar questões objetivando melhor resultado nas avaliações do PROALFA. 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ÁREA:

PORTUGUÊS 

  • Fazer listas de animais vistos na lagoa;
  • escrever os nomes dos animais, usando a ordem alfabética;
  • separação e contagem de sílabas com nomes dos animais;
  • cruzadinha
  • textos fatiados com curiosidades dos animais 
  • produção de pequenos textos e frases

MATEMÁTICA 

  • contagem das espécies 
  • tabela dos animais 
  • tempo de viagem 
  • calendário, cronograma da viagem.

CIÊNCIAS 

  • desenhar animais escrevendo seus nomes e separando-os por espécies etc ... ;
  • montar um álbum dos animais;
  • recortar gravuras de animais;
  • semelhanças e diferenças entre eles;
  • descrever o corpo dos animais.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA

  • localização 
  • espaços geográficos;
  • mudanças feitas pelo homem no ambiente;
  • materiais usados.

ARTES 

  • colagem 
  • desenhos livres;
  • pintura;
  • exposições de desenhos

CULMINÂNCIA :

Após a visita à lagoa grande os alunos trabalharão em sala de aula, fazendo desenhos onde demostrarão seus conhecimentos construídos no passeio que depois serão usados para uma exposição de artes para os pais e colegas de outras turmas.
Cada criança receberá como lembrança do passeio um peixinho, simbolizando os animais aquáticos.

AVALIAÇÃO:

Será considerado satisfatório se os alunos conseguirem fazer a relação dos conhecimentos construídos no passeio com os processos  de escrita e leitura que estão sendo trabalhados na alfabetização.

Ana Paula Piau, Ana D'arc Silva e Simone Regina 
Professoras do 2º Ano - 2º Turno 

Veja as fotos do passeio











sábado, 21 de setembro de 2013

21 de Setembro - Dia da Árvore

   No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.
    Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.
Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.
   Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.
As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.
     Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.
    O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.
    O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.

Sugestões de Atividades 




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Projeto Leitura e Produção de Texto - Filme: Diário de um Banana.






Projeto Leitura e Produção de Texto.
Filme: Diário de um Banana. 
5º Ano Turno da Tarde





JUSTIFICATIVA:

  Estamos vivenciando muito alunos com dificuldades em leitura e produção de texto.
  Escrever hoje me dia já não é uma forma atrativa para os alunos, portanto podemos inovar com novas possibilidades para incentiva-los tanto a ler e escrever.
  O nosso desafio enquanto mestres responsáveis pelos processos de ensino aprendizagem é criar situações para que permita o aluno a ter prazer em ler.
  Assim estaremos formando grandes leitores e escritores para uma nova sociedade.

OBJETIVO:

  Promover a leitura escrita de um diário, de forma que os alunos sejam motivados a ler e escrever prazerosamente, e principalmente, despertar o gosto pela leitura.

Objetivos Específicos 
  • Desenvolver no aluno gosto para leitura
  • Dar condições para que o aluno faça suas produções de  forma espontânea;
  • Aperfeiçoar quanto a produção de textos em geral;
  • Ser capaz de proceder autocorreção dos textos;
  • Compreender as leituras produzidas;
  • Demonstrar segurança em sua escrita e raciocínio lógico;
  • Priorizar a leitura, interpretação e a escrita como fonte de formação e informação;
  • Identificar o diário como gênero, suas características estruturais e funcionais.

DESENVOLVIMENTO 

  • Assistir o filme "Diário de um banana" no cinema.
  • Promover um debate sobre o filme;
  • Ler um dos volumes do livro para os alunos, como motivação;
  • Possibilitar que todos tenham acesso a leitura do livro "Diário de um banana";
  • A professora escreverá seu próprio diário e fará leitura para os alunos;
  • Propor aos alunos que façam um diário;
  • Semanalmente deixar livre para lerem suas produções;
  • Incentivar qualquer progresso apresentado pelo aluno, bem como elogiar qualquer demonstração interessante em sua produção.
CULMINÂNCIA:

  Passeio a Biblioteca João XXlll, e em seguida, degustação de sorvete com calda de banana.

AVALIAÇÃO:

  A avaliação é constante, levando em conta os registros de cada etapa do projeto.



Professoras: Carla de Fátima 
                    Denise Cristina
                    Flávia Ribeiro 
Flávia Simão
                    Renata Pereira









quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Encerramento do Projeto "Família Berço da Humanidade"

A Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz”, realizou nesta sexta-feira (13/09/13), sua primeira grande Festa da Família, momento em que escola e família se encontraram com o objetivo de melhor se conhecer, brincar juntos, ouvir palestras, cantar, sorrir e os pais verem de perto um pouco mais do lado artístico de seus filhos, em encenações, danças e em outras formas de apresentações.
A escola com uma decoração harmoniosa pôde receber de maneira bem aconchegando os Pais, Parceiros e Responsáveis por nossos alunos. Tal data marcou a culminância do Projeto titulado: Família: Berço de Todo o Indivíduo Inserido na Sociedade, trabalhado por toda a escola no 3º bimestre. Esta atividade foi proposta pela Direção e Supervisão da Escola, e coordenado pelas nossas professoras dos 3º anos.
Nesse encontro, foi possível perceber mais uma vez, a fortaleza da relação existente entre nossa família Abílio Caixeta e as famílias de nossos alunos, que em depoimentos estes declararam novamente a confiança e satisfação no trabalho e no compromisso que a escola tem com a formação e auxílio na educação de seu bem maior; o filho, a filha, o neto, o sobrinho... O NOSSO ALUNO ABÍLIO CAIXETA.
Deixamos aqui, nosso agradecimento especial a todos os Funcionários, Professores que nos apoiaram na concretização deste momento. E a cada um dos Pais, Parceiros, Alunos... que nos prestigiaram com sua valiosa presença em nossa primeira festa família Abílio Caixeta.

Gleice, Magda, Minelvina, Riva 
Professoras do 3º Ano - Turno da Tarde 
e Direção da Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz

Veja abaixo o vídeo exibido na NTV
  

Veja Abaixo o vídeo apresentado no Encerramento do Projeto

Veja abaixo as fotos 
























ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...