Lagoa Grande de Patos de Minas |
JUSTIFICATIVA:
Os alunos das Classes de alfabetização através da visita de campo à lagoa grande realizarão a observação das espécies de animais que fazem parte da natureza, analisando as características individuais, semelhanças e diferentes entre eles.
OBJETIVO GERAL:
Compreender a relação dos indivíduos com meio ambiente ao qual está inserido, como agente modificador e transformador desta relação, afim de desenvolver a consciência ambiental, desenvolvida pelo conhecimento das características individuais de cada espécie, objetivando a preservação da natureza.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Observar as diferentes espécies de animais que vivem neste espaço;
- Descrever as semelhanças e diferenças observadas em cada espécie;
- Identificar as características individuais dos animais (se tem patas, se voam, tem assas, nadam, do que é formado seu corpo, pêlos, escamas etc...);
- Identificar animais domésticos, úteis e nocivos;
- Escritas dos nomes dos animais observados;
- Trabalhar questões objetivando melhor resultado nas avaliações do PROALFA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR ÁREA:
PORTUGUÊS
- Fazer listas de animais vistos na lagoa;
- escrever os nomes dos animais, usando a ordem alfabética;
- separação e contagem de sílabas com nomes dos animais;
- cruzadinha
- textos fatiados com curiosidades dos animais
- produção de pequenos textos e frases
MATEMÁTICA
- contagem das espécies
- tabela dos animais
- tempo de viagem
- calendário, cronograma da viagem.
CIÊNCIAS
- desenhar animais escrevendo seus nomes e separando-os por espécies etc ... ;
- montar um álbum dos animais;
- recortar gravuras de animais;
- semelhanças e diferenças entre eles;
- descrever o corpo dos animais.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA
- localização
- espaços geográficos;
- mudanças feitas pelo homem no ambiente;
- materiais usados.
ARTES
- colagem
- desenhos livres;
- pintura;
- exposições de desenhos
CULMINÂNCIA :
Após a visita à lagoa grande os alunos trabalharão em sala de aula, fazendo desenhos onde demostrarão seus conhecimentos construídos no passeio que depois serão usados para uma exposição de artes para os pais e colegas de outras turmas.
Cada criança receberá como lembrança do passeio um peixinho, simbolizando os animais aquáticos.
AVALIAÇÃO:
Será considerado satisfatório se os alunos conseguirem fazer a relação dos conhecimentos construídos no passeio com os processos de escrita e leitura que estão sendo trabalhados na alfabetização.
Ana Paula Piau, Ana D'arc Silva e Simone Regina
Professoras do 2º Ano - 2º Turno
Veja as fotos do passeio
Parabéns às professoras Ana D'Arc, Ana Paula e Simone pelo projeto, não é só na sala de aula que o aluno aprende, a educação vai além dos muros da escola, não é mesmo?
ResponderExcluirMarialva