A aluna Amanda e a Professora de apoio Cleide |
A educação
inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de
direitos humanos que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis,
e que avança em relação a à ideia de equidade formal ao contextualizar as
circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola.
Assim, o movimento
mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do
direito de todos os alunos de estarem juntos , aprendendo e participando sem
nenhum tipo de discriminação.
Nessa perspectiva,
o Ministério da Educação /Secretaria da Educação Especial apresenta a Política
Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação inclusiva, que
acompanha os avanços do conhecimento e das lutas sociais, visando constituir
políticas públicas promotoras de uma educação de qualidade para todos os
alunos.
Nesse sentido,
ressalta-se a importância da lei Brasileira da inclusão (LBI) e os avanços
conquistados. Tendo como objetivo ‘mudar a visão sobre o conceito de deficiência,
que deixa então de ser atribuída à pessoa e passa a ser vista como consequência
da falta de acessibilidade que não é só do Estado, mas da sociedade como um
todo, ou seja, a LBI mostra que a deficiência está no meio, não nas pessoas.
A lei foi
sancionada neste ano (após 15 anos de tramitação) e entrará em vigor a partir
do dia 2 de janeiro de 2016, prevendo mudanças em várias áreas, como trabalho e
educação.
Dia 21 de setembro
– Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência. O que é um real avanço na Inclusão
de Pessoas com Deficiência na sociedade.
Cleide
Maria Rosa de Freitas
Professora
apoio – E.E. “Abílio Caixeta de Queiroz”
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