terça-feira, 28 de maio de 2013

Aula de Inglês - Professora Luzia

“A  música ‘cura’ a alma do ser humano, aumentando a autoestima e trabalhando com  a sensibilidade."

     A língua inglesa é IMPRESCINDÍVEL nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne algo FUNDAMENTAL. O Inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da COMUNICAÇÃO com todo o MUNDO.
    Todos os dias nós convivemos com uma série de palavras em inglês, daí percebemos a IMPORTÂNCIA e a INFLUÊNCIA que exerce sobre a nossa cultura. Veja abaixo alguns exemplos de palavras em Inglês que usamos em nosso cotidiano:jeans, shopping center, pet shop, lan house, pit stop, pen drive, notebook, laptop, palmtop, internet, web site, windows, word, download, big, delivery, baby, stress, look, fast food, fashion, e-mail, messenger, outdoor, hot dog, milkshake, light, hamburger, drink, happy hour, diet, light, fitness, crazy, show, rock, design.
     
     No MERCADO DE TRABALHO, o Inglês virou atributo ESSENCIAL para a conquista da maioria das vagas de nível universitário. Quantas vezes você já ouviu alguém dizer: “Perdi a oportunidade, pois não sei Inglês”. Pois é, mesmo que o candidato não vá utilizar o Inglês ou vá utilizar muito pouco em seu novo emprego, somente o fato de saber Inglês, já é um diferencial em seu currículo. Pesquisas salariais revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é de 30% a mais em relação ao salário de outra que tenha apenas um idioma.
     Com a GLOBALIZAÇÃO, muitos brasileiros têm ido ao exterior para estudos, negócios e férias. Da mesma forma muitos estrangeiros também têm vindo para o Brasil com as mesmas finalidades. Nestas horas qual a língua mais comum que utilizamos para comunicar-nos com os estrangeiros? O INGLÊS.
Apesar de haver muitos profissionais com Inglês, a maioria se enquadra no nível básico para o intermediário, portanto ter fluência nesta língua ainda é um diferencial bastante competitivo para conseguir postos mais altos. Por isso se você quer entrar no mercado de trabalho e ganhar bem, dedique-se a aprender o INGLÊS.
Para estudar e aprender inglês, é preciso utilizar diferentes métodos, como filmes, músicas e livros que sejam de seu interesse, ou seja, algo que você goste e que dê prazer em estudar.
     Acreditando nisso, pedi aos meus alunos do 9º ano 8  que fizessem  um trabalho com o tema “ Música”.
     A turma foi dividida em 5 grupos, com 8 integrantes cada. Estes  escolheram a música que seria apresentada para os colegas, xerocaram uma cópia da letra e da tradução  que seria cantada  para cada um que assistiria a apresentação. Após  cantar a música, com muito entusiasmo; cada grupo comentava a biografia do cantor(a).
      A participação foi excelente, todas as músicas apresentadas sendo românticas prenderam a atenção dos alunos, pois a música evoca lembranças e tem referências afetivas.

Veja a seguir alguns depoimentos dos alunos  que apresentaram os trabalhos propostos:


Carolina Borges

   “ O trabalho com  músicas enriquece o  conhecimento, melhora a pronúncia e nos ensina a melhorar a língua estrangeira. O trabalho indicado pela professora Luzia Marcilene causou polêmicas em relação a escolha da música; pois cada colega tem seu gosto e queria que seu estilo fosse privilegiado. No início do trabalho parecia um pouco difícil pelo fato de termos que cantar, mas aos poucos fomos percebendo que era simples e iria nos ajudar muito.” 
( Carolina Borges- 9º Ano 8).




Bárbara Silvério 
    

  “ O trabalho apresentado teve como objetivo melhorar a nossa pronúncia no inglês, foi divertido, legal, chamativo; acabou tornando o centro das atenções dos alunos. Foi bom, embora tenha acontecido alguns desentendimentos entre os colegas pela escolha da música, pois o estilo musical do grupo era muito diversificado.Quando a professora  propôs o trabalho pensamos que seria quase impossível, mas na verdade não foi um bicho de “sete cabeças” que estávamos imaginando. Valeu a pena!”
(Bárbara Silvério-9º Ano).





Juliana Luzia
    “A professora Luzia Marcilene propôs esse trabalho e foi legal, pois incentivou os alunos a aprenderem inglês de uma forma diferente e divertida.  No início, pensávamos que seria complicado, mas com o tempo fomos acostumando com a idéia e aperfeiçoamos os detalhes.Com essa atividade damos ênfase a  pronúncia, que é muito importante quando se estuda uma língua estrangeira.Também aprendemos palavras novas, que ainda não tínhamos visto.Depois de realizá-lo, vimos que o desenvolvimento do trabalho foi bom. A professora ficou orgulhosa com nosso desempenho e resolveu mostrar nossa  apresentação para as outras turmas de nossa escola.”
( Juliana Luzia- 9º Ano)




Músicas:
  •   Dust in the wind
  •   Feel so close
  •   When I look at you
  •   Wish you were here
  •   Kiss´u

Luzia Marcilene
Professora de Língua Inglesa.



Veja as fotos dos grupos que apresentaram as músicas:





3 comentários:

  1. A BARBARA ESTA CADA DIA MAIS LINDA.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Professora Luzia pelo Trabalho realizado.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí moçada! Quando o professor propõe a atividade e voces fazem com capricho e zelo, o resultado é bom e quem sai ganhando é o aluno.
    Luzia, continue incentivado seus alunos. Parabéns!

    Graça Lemos

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...