sábado, 11 de maio de 2013

História sobre o Dia das Mães.

As mães merecem respeito e carinho de seus filhos

      O segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães.
     A data surgiu em virtude do sofrimento de uma americana que, após perder a mãe, passou por um processo depressivo. As amigas mais próximas de Anna M. Jarvis, para livrá-la de tal sofrimento, fizeram uma homenagem para sua mãe, que havia trabalhado na guerra civil do país. A festa fez tanto sucesso que em 1914, o presidente Thomas Woodrow Wilson oficializou a data, e a comemoração se difundiu pelo mundo afora.
     As mães são homenageadas desde os tempos mais antigos. Os povos gregos faziam uma comemoração à mãe dos deuses, Reia. Na Idade Média os trabalhadores que moravam longe de suas famílias ganhavam um dia para visitar suas mães, que os ingleses chamavam de “mothering day”.
     Mãe é a mulher que gera e dá à luz um filho, mas também pode ser aquela que cria um ente querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho e proteção.
    As mães merecem respeito e muito amor de seus filhos, pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.
Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las e para agradecer toda forma de carinho e dedicação que recebem ao longo da vida.
      Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes.      
     Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
    No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio. Aqui, a data foi instituída pela associação cristã de moços, em maio de 1918, sendo oficializada pelo presidente Getúlio Vargas, no ano de 1932.



Veja no vídeo abaixo uma mensagem em homenagem a todas as mamães da direção, professoras,funcionárias e mamães de alunos da 
E.E."Abílio Caixeta de Queiroz". 




Observação: Na segunda-feira(13) estaremos postando as fotos das homenagens realizada no 2ª Turno.

5 comentários:

  1. Bill o vídeo foi tudo lindo, obrigado a todos vcs ai da escola. Adorei e parabéns

    ResponderExcluir
  2. O vídeo foi lindo, amamos tudo isso que a escola nos proporcionou. Parabéns pelo vídeo bill, mas vc me deixou emocionada. =)

    ResponderExcluir
  3. Corrigindo. Bill o vídeo foi tudo lindo, obrigada a todos vcs ai da escola. Adorei e parabéns

    Magda

    ResponderExcluir
  4. Bill muito emocionante este vídeo, chorei o bastante quando vc colocou no telão. ainda mais que depois recebemos um ela homenagem la sala do meu filho, parabéns a vc e toda direção da escola pela homenagem.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...