quinta-feira, 22 de agosto de 2013

22 de Agosto - Dia do Folclore e do Supervisor Educacional

Dia do Folclore

O Dia do Folclore aqui no Brasil é comemorado em 22 de agosto, pois a data foi criada em 1965 através do Decreto Federal nº. 56.747, de 17/08/1965. 
Instituído como o dia da valorização da cultura popular brasileira em todo o território nacional, o Dia do Folclore passou a ser um momento especial para compreender a cultura do lugar em que se vive. O folclore brasileiro; por exemplo; tem sua origem nas diferentes nuances geradas; ao longo dos anos; pelas contribuições da miscigenação entre os índios, os colonizadores brancos e os negros que por aqui viveram e formaram a nossa história. Por esse motivo é tão importante lembrarmos que ao conhecermos o folclore de um país, podemos compreender o povo e a história da qual faz parte. 
A palavra folclore surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. “folk”, que em inglês, significa “povo” e “lore” que significa conhecimento. Assim, folk mais lore (folklore) quer dizer ”conhecimento popular”. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura européia que, em 22 de agosto de 1846, publicou um artigo intitulado “folk-lore”. No Brasil, após a reforma ortográfica de 1934, que eliminou a letra k, a palavra perdeu também o hífen e tornou-se “folclore”. 
Em todas as escolas, as crianças são estimuladas a trabalhar a questão do folclore valorizando as suas origens. Através da realização de festividades que envolvem entre outras coisas o ato de contar histórias das lendas e dos mitos do Brasil, dramatizações, vestimentas que caracterizam as danças típicas, reprodução da culinária, do artesanato e da religiosidade, os educandos são preparados para exercer a cidadania e contribuir com o resgate das tradições. 
As cinco regiões que formam nosso país (Sul, Norte, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste) servem na verdade de instrumento investigativo e principalmente formativo diante da enorme diversidade que o próprio Brasil apresenta, nutrindo com isso o espírito da diversidade e da inclusão. 
O objetivo principal em manter viva a cultura do folclore é que as crianças através das lendas e dos mitos conheçam um pouco mais da origem do povo brasileiro e de sua própria história.

================================================================== 
Dia do Supervisor Educacional

O dia 22 de agosto é lembrado como o Dia do Supervisor Educacional e nada mais justo do que valorizar o profissional responsável pela elaboração dos planos anuais de atividades das instituições de ensino. 
O Supervisor Escolar é o profissional responsável pela coordenação e apoio das atividades do corpo docente dentro de uma escola. Esse profissional atua em instituições escolares de educação básica, no magistério do ensino superior e na área de pesquisa educacional. 
Entre as atribuições do profissional da Supervisão Educacional encontram-se: atuar no desempenho do currículo, assegurar o relacionamento e a ordenação sequencial dos conteúdos e controlar acima de tudo o rendimento escolar dos alunos avaliando as causas do aproveitamento insuficiente dos mesmos. 
É importante lembrar que todo trabalho pedagógico deve ser realizado em conjunto, por isso é que a Supervisão Escolar atuará em parceria com a Orientação Educacional e juntas tornaram possível o trabalho integrado com a Direção de toda escola.

E a E.E. "Abílio Caixeta de Queiroz" parabeniza nossas supervisoras: Helen Cristina Barcelos Braga, Rejane Alves e Rosimeire Pereira da Silva Vasconcelos pelo belo trabalho que realizam em nossa escola. Vocês são pessoas muito especiais para todos nós. Obrigado por tudo. 
Com Carinho Direção, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar. 

             
             Helen  Cristina 
Rejane Alves
Rosimeire Pereira















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...