domingo, 18 de agosto de 2013

PROJETO "SENTA QUE LÁ VEM HISTÓRIA"


Escola Estadual "Abílio Caixeta de Queiroz" 
Público Alvo: Alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental
Professores: Adriana Alves de Souza
                   Vildiênia Rodrigues Viana




JUSTIFICATIVA

      Contar histórias a uma criança pequena é para muitos uma atividade bastante corriqueira e quase intuitiva, em diversas culturas do mundo em várias situações, tanto em família e principalmente no âmbito escolar. Porém alguns estudos apontam a importância do papel que as histórias desempenham nos processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem  e da escrita, podendo oferecer muito mais do que o universo de ficção que desvelam e a importância que carregam como transmissora de valores sociais.Através da contação de história, a criança entra no mundo da imaginação,onde ela brinca com palavras, desenvolvendo sua criatividade, expressando sentimentos.
     Entende-se que a contação de história desperta hábito pela leitura destacando alguns aspectos como, caráter, raciocínio, senso crítico e disciplina. A história representa um vasto campo dentro de uma escola, desenvolve a linguagem, auxilia na criança de bons tempos, cria possibilidade pedagógicas criativas e estimulante para a concentração do aluno.


OBJETIVO GERAL
Estimular a leitura entre as crianças através da contação de histórias. 



OBJETIVO ESPECÍFICOS

  • Desenvolver a oralidade 
  • Conhecer diversas histórias
  • Proporcionar situações de leitura compartilhada 
  • Aproximar o aluno do universo escrito 
  • Ampliar e enriquecer o vocabulário 
  • Proporcionar situações de reconto

METODOLOGIA

     Contação de história infantis, feitas pelas professoras, pais e alguns funcionários da escola, aulas expositivas, cartazes, mural, trabalho de arte.


DESENVOLVIMENTO

Apresentação do tema "SENTA QUE LA VEM HISTÓRIA"
Através de conversa informal fazer um levantamento prévio, para saber o nome de algumas histórias preferidas
Confecção de cartazes com nome da história e dos personagens.
Teatro de Fantoches.
Contação de histórias em quadro e séries. 
Contação de histórias representando personagens.
Gráficos e tabelas sobre preferências de histórias.
Jogo "A PALAVRA É ... " como nomes de histórias ou personagens.
Brincadeira da "MINHOQUINHA" para descobrir e formar frase com nome do personagem da história trabalhada.
Ordem alfabética com nome das histórias trabalhadas.
Reconto.
Pinturas.
Desenhos.
Identificação, transformação e produção utilizada figuras geométricas através de dobraduras.


AVALIAÇÃO 
Exposição dos trabalhos realizados sobre o tema, participação, observação.


CULMINÂNCIA
Visita ao UNIPAM para assistirem a apresentação do grupo teatral TUPAM.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto Senta que lá vem à história - “Que delícia de Bolo”

    Dando continuidade ao Projeto “Senta que lá vem à história”, justificando que ao ouvir histórias os alunos vão percebendo que ler é uma viagem maravilhosa e encantada, norteando o trabalho com os alunos para que tenham prazer em ouvir e ler histórias e consigam transmitir ao outro o que ouviu e o que leu.
     Desta vez a história trabalhada na turma da professora Adriana foi o livro “Que delícia de Bolo” das autoras Elza Calixto e Sílvia Calixto, com atividades interdisciplinares, envolvendo a família, alunos, funcionários e professores da escola.
          Após contar a história e de explorar bastante a receita do livro no cartaz, a proposta foi trazer como tarefa de casa uma receita para confeccionarmos um caderno de receita. Depois fizemos um sorteio, logo depois fomos à casa da professora em ajustamento funcional, Vera Lúcia Souto, onde juntamente com os alunos do 1º ano fizeram um delicioso bolo de iogurte, trabalhando passo a passo a receita. Todos degustaram o bolo e ainda levamos para os demais funcionários da escola.
           Com a história desenvolvemos atividades de escrita em Português, gráfico em Matemática, derivados do leite, alimentos vegetais e animais, lugares onde compramos ingredientes para uma receita em geografia em artes enfeitamos um bolo com recorte e colagem de papel.

               A avaliação trabalho foi feita através de observações de alguns aspectos como: interatividade, participação compartilhada, trabalho em equipe e o desenvolvimento dos alunos em relação aos avanços do uso da linguagem oral e escrita, bem como seu desenvolvimento integral nas diversas situações de leitura e postura critica reflexiva.

>>>Clique Aqui<<< e veja mais fotos

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto Senta que la vem a História - Dia 11/10/2013 
         
Projeto da Escola Abílio Caixeta resgata, o valor de se ouvir uma boa história, projeto este que nos remete aos tempos de nossa infância quando as tardes sentados em roda ao redor de nossas avós ouvíamos relatos e lindas histórias.

         No dia 11 de outubro, mais uma etapa deste  maravilhoso projeto foi posto em prática, em sala a professora Adriana contou para as crianças a história” uma tarde do barulho”.
       a história conta que em tardes chuvosas são momentos propícios para colocar em pratica a imaginação e criatividade das crianças.
      Mas, como este momento aconteceu dentro das comemorações do dia das crianças, a professora é claro em clima de festa se caracterizou com uma das personagens muito querida pelas crianças, a “chiquinha” da turma do chaves, e isto tornou o momento mais alegre e emocionante, com direito a visita do Nhonho.
           E essa foi mais uma história que entrou por uma porta e saiu por outra... E quem quiser que conte outra!





-------------------------------------------------------------------------------------------------

HISTÓRIA - A PIPA E A FLOR 




















































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...