Foto: Pesquisas Google |
A máxima “uma imagem vale mais do que mil palavras” é mais do que verdadeira,
principalmente neste início de século, no qual qualquer ser humano pode captar
uma sequência de imagens até mesmo com um simples celular. Porém, o fato de se
poder captar um vídeo qualquer não significa que este vídeo seja interessante,
educativo ou até mesmo útil no processo de aprendizado do aluno. Sendo assim o
professor deve ficar atento a sua escolha e a orientação dada a seu aprendiz.
Sabemos que a televisão possui um alto grau de absorção em quem a
assiste, e aliada a sua natureza dinâmica, ela torna-se uma mídia poderosa para
auxiliar o professor na apropriação de qualquer conteúdo por parte do aluno. A
discussão, os diálogos, as críticas também devem ser dinâmicas. O professor
passa a ser então o guia de um caminho no qual os próprios alunos irão trilhar
junto com seus colegas, e através disso eles constroem sua própria realidade;
questionando problemas atuais e relevantes para a educação.
Pensando nessa riqueza que a mídia oferece,
no 2º bimestre iniciamos o trabalho “Análise cinematográfica” com os alunos do 7º ano 12 e do 8º ano 4, e daremos
continuidade trabalhando “Tangram” no 3º bimestre. O desempenho das turmas foi
satisfatório e esperamos postar as próximas atividades desenvolvidas pelos
alunos no BLOG.
Luzia Marcilene e Marisa Braga
Professoras de Língua Portuguesa
Veja abaixo os trabalhos realizados.
A CORRENTE DO BEM - 7º ano 12
Professora : Luzia Marcilene
Foto: Pesquisas Google |
A Corrente do Bem é um filme que trabalha com diversos
temas como preconceito, fé e esperança nas pessoas, atitudes diferentes para
mudar o mundo, voluntariado, entre outros, são abordados.
Sinopse:
A Corrente do Bem conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o
mundo a partir da ação voluntária de cada um.
No filme A CORRENTE DO BEM podemos refletir sobre a necessidade de construir um mundo mais justo e
fraterno a partir de alguns problemas vividos pelos personagens:
As mazelas da sociedade
Caminho de Trevor ao ir embora
A violência e suas caras
A mãe do garoto
As atitudes de Trevor e a escola em que ele estuda
Desestrutura familiar
Preconceito
A fé em si e
nos outro
OBJETIVOS: Realizar a apreciação e análise do filme “A Corrente do Bem”,
para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a
solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano.
Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de
se construir um mundo mais justo e fraterno. Promover a conscientização
crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade,
tornando-os verdadeiros cidadãos.
COMPETÊNCIAS
DESENVOLVIDAS:
- Despertar o
senso crítico e a expressão oral.
- Despertar a
consciência crítico-social dos alunos, visando a posicionamentos de
fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma mudança de
atitudes com o próximo.
- Reconhecer
que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.
Atividades propostas:
1.Você assistiu “A
CORRENTE DO BEM.” Justifique o nome do filme.(0,5)
2.Quais
são os personagens principais do filme?Descreva-os.(0,5)
3.Apesar de serem de
classes sociais diferentes, o que motivou a aproximação entre os personagens do
filme;como por exemplo, Trevor e o mendigo ?(0,5)
4.
Qual o perfil (psicológico) do professor?(0,5)
5.
Quais as principais dificuldades enfrentadas por Trevor? Qual a importância de
Trevor para a resolução desses
conflitos?(0,5)
6.
Você acredita que o amor é capaz de unir as pessoas independente da sua classe
social, cor e outras diferenças? Escreva um texto contando o que você pensa
sobre o assunto.(1,0)
7.O
que podemos fazer para evitar um desfecho como o mostrado no filme?(0,5)
8.. Que mensagem este
filme deixa para sua vida? (0,5)
9.O filme conta a história de Trevor, um menino que:
( ) crê ser possível
mudar o mundo a partir da ação
involuntária de cada um.
( ) não acreditava
mais na estrutura familiar.
(
) acredita ser possível mudar o mundo,
tornando-o mais justo e fraterno com atitudes como ajudar o próximo.(0,5)
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos
não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma
gota". (Madre Tereza de Calcutá)
------------------------------------------------------------------------------------------------------
FILME: CORAÇÃO DE TINTA
I- OBSERVAR E COMPRENDER
Tema:
A importância da leitura
Foto: Pesquisas Google |
Objetivos:
A apresentação do filme tem como
objetivo chamar a atenção para a importância da palavra e da leitura, como
também a questão familiar, tão relevante na vida de cada um.
Mensagem:
Faz uma reflexão sobre a importância
da leitura como forma de compreensão do seu mundo e do mundo que está inserido.
Contexto:
Meggie, uma adolescente criada sem a
presença da mãe e espelhada no fascínio de seu pai pela leitura, encontra nesse
hábito elementos para dar vazão aos seus conflitos e resolver de forma mágica
seus questionamentos.
Estratégia:
O filme aborda algumas
características peculiares dos livros. Uma delas é proporcionar a identificação
personagem-leitor, de forma que o leitor vivencie seus medos reais na fantasia
e resolva seus conflitos de forma simbólica e sadia. O filme mostra também, a
capacidade de transportar o leitor para qualquer época e local, fazendo uma
ligação com alguns clássicos da literatura infanto juvenil como: Ali babá e os
40 ladrões; Rapunzel; o crocodilo de Peter Pan; Mágico de Oz com o totó e os
macacos voadores; Minotauro.
II-ATIVIDADES
1) Diante do conhecimento adquirido em
sala de aula sobre o ato de ler, explique porque o personagem do filme Coração
de tinta é chamado de língua encantada? (0,5)
2)Sabendo que a leitura do mundo
precede a leitura da palavra, que conhecimento de mundo você tiraria do filme
para a sua aprendizagem escolar? (0,5)
3) “A
palavra escrita é muito poderosa”. Foi o que Mortimer disse para sua filha à beira do lago.Que poder essa palavra
tem no filme?(0,5)
4) Porque a tia avó diz a menina que “livros são uma aventura”?(0,5)
5) Em todas as faixas etárias, para cada
leitor a “leitura é um mistério”. Que mistério é esse retratado no
filme?(0,5)
6)Tereza a mãe entra no livro (Coração
De Tinta) e fica muda.O pai diz que “A leitura dá asas a imaginação.” Para
você o que significa isso de acordo com a história apresentada?(0,5)
7)
Faça um paralelo da leitura que você conhece- Horário de leitura- para a leitura do texto do filme. (1,0)
8)
Se você tivesse o poder de Mortimer, qual livro gostaria de ler/ ou quais páginas
pelo menos por 1 dia? Por quê? Conte aos colegas.(1,0)
OBS: Entregar apenas respostas.
Escreva: Aluno:___________________Série:
8º ano 4
Professora: Marisa Braga
Análise cinematográfica: Filme
“CORAÇÃO DE TINTA”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita. Volte sempre!