terça-feira, 6 de agosto de 2013

A mídia na sala de aula.


Foto: Pesquisas Google
   Aldo Pontes em seu artigo
“A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO PARA/COM TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS” nos mostra que a TV está incutida de forma irreversível no universo dos alunos desde a 1ª infância. Os alunos aprendem e usam a TV antes mesmo de começar a andar e a facilidade da manipulação das mídias digitais os torna mestres em transformar o conteúdo audiovisual.
   A máxima “uma imagem vale mais do que mil palavras” é mais do que verdadeira, principalmente neste início de século, no qual qualquer ser humano pode captar uma sequência de imagens até mesmo com um simples celular. Porém, o fato de se poder captar um vídeo qualquer não significa que este vídeo seja interessante, educativo ou até mesmo útil no processo de aprendizado do aluno. Sendo assim o professor deve ficar atento a sua escolha e a orientação dada a seu aprendiz.
   Sabemos que a televisão possui um alto grau de absorção em quem a assiste, e aliada a sua natureza dinâmica, ela torna-se uma mídia poderosa para auxiliar o professor na apropriação de qualquer conteúdo por parte do aluno. A discussão, os diálogos, as críticas também devem ser dinâmicas. O professor passa a ser então o guia de um caminho no qual os próprios alunos irão trilhar junto com seus colegas, e através disso eles constroem sua própria realidade; questionando problemas atuais e relevantes para a educação.
    Pensando nessa riqueza que a mídia oferece, no 2º bimestre iniciamos o trabalho “Análise cinematográfica” com os alunos do 7º ano 12 e do 8º ano 4, e daremos continuidade trabalhando “Tangram” no 3º bimestre. O desempenho das turmas foi satisfatório e esperamos postar as próximas atividades desenvolvidas pelos alunos  no BLOG.


Luzia Marcilene  e  Marisa Braga
Professoras de  Língua Portuguesa

Veja abaixo os trabalhos realizados.

A CORRENTE DO BEM - 7º ano 12
Professora : Luzia Marcilene

Foto: Pesquisas Google
     A Corrente do Bem é um filme que trabalha com diversos temas como preconceito, fé e esperança nas pessoas, atitudes diferentes para mudar o mundo, voluntariado, entre outros, são abordados.
    Sinopse: A Corrente do Bem conta a história de um jovem que crê ser possível mudar o mundo a partir da ação voluntária de cada um.
     No filme A CORRENTE DO BEM podemos refletir sobre a necessidade de construir um mundo mais justo e fraterno a partir de alguns problemas vividos pelos personagens:

 As mazelas da sociedade
 Caminho de Trevor ao ir embora
 A violência e suas caras

 A mãe do garoto
 As atitudes de Trevor e a escola em que ele estuda
 Desestrutura familiar
 Preconceito
 A fé em si e nos outro

     OBJETIVOS: Realizar a apreciação e análise do filme “A Corrente do Bem”, para posicionar-se frente às realidades, valorizando a cooperação e a solidariedade como instrumento de formação do caráter do ser humano. Conscientizar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno. Promover a conscientização crítico-social dos nossos alunos como forma de mudança da realidade, tornando-os verdadeiros cidadãos.

COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS:

- Despertar o senso crítico e a expressão oral.
- Despertar a consciência crítico-social dos alunos, visando a posicionamentos de fraternidade e resgate da dignidade humana, possibilitando uma mudança de atitudes com o próximo.
- Reconhecer que eles são a nova força capaz de humanizar o mundo.

Atividades propostas:

1.Você assistiu  “A CORRENTE DO BEM.” Justifique o nome do filme.(0,5)

2.Quais são os personagens principais do filme?Descreva-os.(0,5)

3.Apesar de serem de classes sociais diferentes, o que motivou a aproximação entre os personagens do filme;como por exemplo, Trevor e o mendigo ?(0,5)

4. Qual o perfil (psicológico) do professor?(0,5)

5. Quais as principais dificuldades enfrentadas por Trevor? Qual a importância de Trevor  para a resolução desses conflitos?(0,5)

6. Você acredita que o amor é capaz de unir as pessoas independente da sua classe social, cor e outras diferenças? Escreva um texto contando o que você pensa sobre o assunto.(1,0)

7.O que podemos fazer para evitar um desfecho como o mostrado no filme?(0,5)

8.. Que mensagem este filme deixa para sua vida? (0,5)

9.O filme conta a história de Trevor, um menino que:

( ) crê ser possível mudar o mundo a partir da ação involuntária de cada um.
( )  não acreditava mais na estrutura familiar.
( ) acredita ser possível mudar o mundo, tornando-o mais justo e fraterno com atitudes como ajudar o próximo.(0,5)
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota". (Madre Tereza de Calcutá) 

------------------------------------------------------------------------------------------------------

FILME: CORAÇÃO DE TINTA

I- OBSERVAR E COMPRENDER

Tema: A importância da leitura

Foto: Pesquisas Google
    Objetivos: A apresentação do filme tem como objetivo chamar a atenção para a importância da palavra e da leitura, como também a  questão  familiar, tão relevante na vida de cada um.
Mensagem: Faz uma reflexão sobre a importância da leitura como forma de compreensão do seu mundo e do mundo que está inserido.
     Contexto: Meggie, uma adolescente criada sem a presença da mãe e espelhada no fascínio de seu pai pela leitura, encontra nesse hábito elementos para dar vazão aos seus conflitos e resolver de forma mágica seus questionamentos.
     Estratégia: O filme aborda algumas características peculiares dos livros. Uma delas é proporcionar a identificação personagem-leitor, de forma que o leitor vivencie seus medos reais na fantasia e resolva seus conflitos de forma simbólica e sadia. O filme mostra também, a capacidade de transportar o leitor para qualquer época e local, fazendo uma ligação com alguns clássicos da literatura infanto juvenil como: Ali babá e os 40 ladrões; Rapunzel; o crocodilo de Peter Pan; Mágico de Oz com o totó e os macacos voadores; Minotauro.
II-ATIVIDADES

1) Diante do conhecimento adquirido em sala de aula sobre o ato de ler, explique porque o personagem do filme Coração de tinta é chamado de língua encantada? (0,5)

2)Sabendo que a leitura do mundo precede a leitura da palavra, que conhecimento de mundo você tiraria do filme para a sua aprendizagem escolar? (0,5)

 3) “A palavra escrita é muito poderosa”. Foi o que Mortimer disse para sua  filha à beira do lago.Que poder essa palavra tem no filme?(0,5)

  4) Porque a tia avó diz a menina que “livros são uma aventura”?(0,5)

 5) Em todas as faixas etárias, para cada leitor a “leitura é um mistério”. Que mistério é esse retratado no filme?(0,5)

6)Tereza a mãe entra no livro (Coração De Tinta) e fica muda.O pai diz que “A leitura dá asas a imaginação.” Para você o que significa isso de acordo com a história apresentada?(0,5)

7) Faça um paralelo da leitura que você conhece- Horário de leitura- para a leitura do texto do filme. (1,0)

8) Se você tivesse o poder de Mortimer, qual livro gostaria de ler/ ou quais páginas pelo menos por 1 dia? Por quê? Conte aos colegas.(1,0)

OBS: Entregar apenas respostas.
Escreva: Aluno:___________________Série: 8º ano 4
               Professora: Marisa Braga
               Análise cinematográfica: Filme “CORAÇÃO DE TINTA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita.