quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dinâmica I do Projeto de Educação Ambiental da E. E. Abílio Caixeta de Queiroz

Atividade: Dinâmica I do Projeto de Educação Ambiental da 
E. E. Abílio Caixeta de Queiroz
Tema: O Ciclo da Água no Meio Ambiente


No dia 25/07/14, de 10:00 às 11:25, os alunos do 1º Ano/03 da Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz” ensaiaram e apresentaram DINÂMICA I – “Gotas d’Água no Rio”, relativa ao projeto de Educação Ambiental I, para a turma do PROETI – Projeto Tempo Integral, sob a supervisão dos professores Lourivaldo Lemos da Silva e Rosimeire Pereira da Silva Vasconcelos.


A dinâmica propiciou um aprendizado sinestésico sobre como é ciclo da água no meio ambiente, tanto para os alunos do 1º Ano/03, que conduziam a atividade, quanto para as crianças do PROETI.



Há que se destacar que a dinâmica foi desenvolvida pelo professor Lourivaldo para propiciar aos alunos do 1º Ano/03 a prática de Educação Ambiental, de forma transdisciplinar.
           
            Esta turma está recebendo formação específica sobre Educação Ambiental através da Disciplina “Meio Ambiente e Recursos Naturais”, a qual faz parte do Programa Reinventando o Ensino Médio, o qual contempla as áreas de empregabilidade. Ainda, o tema desse projeto é parte integrante do currículo e visa propiciar aos alunos estabelecer relação entre a teoria e o cotidiano no mercado de trabalho e a formação de uma consciência crítica.

            No desenvolvimento da dinâmica, os alunos do 1º Ano/03 iniciaram com explicações, de forma simplificada, sobre os seguintes temas:

- regiões geográficas do curso d’água;
- química da água;
- parâmetros morfométricos e hidráulicos;
- morfologia do leito de rios;
- morfologia versus hidráulica, e
- água e vida.


Estes temas estimularam aos alunos (1º Ano/03 e PROETI) a compreender como a evolução geológica do meio ambiente natural condiciona ou regula vários processos envolvidos na dinâmica da água através dos reservatórios naturais (geleiras, águas subterrâneas, lagos, umidade do solo, atmosfera, rios, organismos), levando-os a refinar o “Senso Crítico” sobre como os processos biológicos podem ser afetados pelo meio físico.

Pensando em integrar as diversas fases de ensino da Escola e, principalmente, sensibilizar as crianças, e desenvolver o ensino de forma transdisciplinar, foram trabalhados, simplificadamente, os relevantes conceitos destacados a seguir:

- estrutura e cinética da água;
- rugosidade de materiais e atrito;
- geometria espacial;
- hidráulica (rudimentos), e
- interações entre pessoas.



A Dinâmica I começou com os todos os alunos percorrendo uma trilha (demarcada por um cordão e o muro da escola), representando as moléculas de água (02 homens e 01 mulher de braços dados), sendo uma ponta das trincas com a mão na altura da cintura e outra ponta com a mão na altura do ombro.

As trincas de alunos caminharam, sempre que possível, em ângulo (a mulher ao centro e meio passo à frente), sendo que as pernas ficaram totalmente esticadas (180 graus) na parte alta (início do curso d’água), levemente flexionadas (170 graus) na parte média e um pouco mais flexionadas na parte baixa do percurso (160 graus).




A caminhada ocorreu em ritmo natural, sem correr ou empurrar os colegas, conforme as alternativas de trajeto propiciadas pelos obstáculos. Os materiais que representavam escombros no fundo do rio (bancos de cimento) dificultaram a livre movimentação e criaram alternativas de trajetórias para o fluxo da água.


Nessa etapa, quando o espaço foi pequeno para uma trinca passar, os alunos colocaram-se em linha para cumprir o trajeto. Ainda, em espaços maiores, as trincas de alunos caminharam em paralelo tocando as laterais dos cursos d’água, sendo que elas se uniram umas às outras quando a dimensão largura se tornou maior e separarem-se quando foi menor.


Ao final do percurso, os alunos ficaram agachados, como se água tivesse chegado a um lago (reservatório natural). Quando todos chegarem, o professor Lourivaldo produziu vibração sonora para estimular os alunos a começar a agitar os braços acima da cabeça e irem ficando em pé como se o calor estivesse provocando a evaporação da água e, em seguida, todos correram para o início do percurso. Encerrada essa etapa, passou-se para as discussões das observações da dinâmica.


A fim de conduzir as discussões das observações da Dinâmica I, com os alunos do PROETI, os alunos do 1º Ano/03 foram separados em grupos e iniciaram as abordagens a seguir, destacando-se que as áreas de conhecimento correlatas estão entre parênteses:

- regiões geográficas do curso d’água (GEOGRAFIA);
- composição e estabilidade da molécula de água (trinca de alunos) (QUÍMICA);
- composição e estabilidade do agregado (blocos de trincas de alunos) (QUÍMICA);
- forma do curso d’água (MATEMÁTICA);
- capacidade do curso d’água e o volume existente (MATEMÁTICA);
- relação entre formas (comprimento, largura e profundidade) do curso d’água e o movimento da água (FÍSICA);
- velocidade de passagem das moléculas nas três partes do trajeto (FÍSICA);
- agitação/temperatura durante o movimento no rio e evaporação no lago (FÍSICA);
- influência da água sobre a vida na Terra (BIOLOGIA);
- efeito de densidade de molécula por área (FÍSICA, QUÍMICA e SOCIOLOGIA), e
- trabalho em equipe (SOCIOLOGIA).




Sobressaiu nessa prática o interesse dos alunos do 1º Ano/03 participar e mostrar seus atuais conhecimentos e a polidez e curiosidade natural das crianças do PROETI em interagir. A parceria trouxe benefícios bilaterais e, principalmente, buscou apoiar este importantíssimo projeto da E. E. Abílio Caixeta de Queiroz, conduzido pela professora Rosimeire Pereira da Silva Vasconcelos.




Ao final, o Professor e os alunos do 1º Ano/03 colocaram-se à disposição para auxiliar as crianças do PROETI, caso elas tenham outras dúvidas durante o ano letivo e, também, para a realização de outras atividades em conjunto.

Prof. Lourivaldo Lemos da Silva
Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – DESA/UFMG
Professor da Disciplina Meio Ambiente e Recursos Naturais
E. E. Abílio Caixeta de Queiroz

Um comentário:

  1. Parabéns ao Professor Lourivaldo pelo excelente trabalho realizado em nossa escola. Fabiana Goulart.

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