sexta-feira, 19 de abril de 2013

19 de Abril - Dia do Índio



História do Dia do Índio

    Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 

    Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
    No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data 

    Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais. 

    Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Fonte: Sua Pesquisa

Sugestões de Atividades para serem trabalhadas em sala de aula



Imagens pequisas Google

Um comentário:

  1. Prezados, a ideia do blog é muito boa para divulgar as atividades da escola. No entanto, com relação à matéria "19 de abril - Dia do Índio", vocês reproduzem estereótipos e preconceitos já bastante criticados por historiadores e antropólogos a respeito dos índios. A sugestão de atividades reforça a ideia de um índio genérico, congelado no tempo, sem história, gerando nos estudantes uma falsa impressão do que são os índios. A oca do índio é o mundo! Muitos deles estão nas universidades e a maioria mora em casas muito semelhantes às nossas. A cultura deles é tão dinâmica quanto a nossa! Essa matéria segue na contra mão do que se pensa hoje sobre os índios! Entendam este comentário como uma crítica construtiva. Atenciosamente, Márcio Couto Henrique, prof. de História Indígena da Universidade Federal do Pará.

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita.