terça-feira, 30 de abril de 2013

Oficinas Pedagógicas 27 de Abril 2013.


       Ensinar atualmente é procurar mostrar ao aluno qual é a melhor escolha que deve ser realizada em sua vida e ajudá-lo a selecionar as novidades que encontra, afinal em poucos minutos a internet oferece ao aluno tudo o que ele procura.

      Rubem Alves no seu livro “ O desejo de ensinar e a arte de aprender”, comenta o dito popular, “É fácil levar a égua até o meio do ribeirão. O difícil é convencer ela a beber a água...”, ele vê muita sabedoria nessas palavras e faz uma comparação para falar do aluno que vem para a escola, mas nem todos querem estudar. O que fazer com esse aluno? Precisamos cada vez mais buscar despertar nele o desejo de querer tomar “essa água”. Fazer com que ela (o ensino) seja atraente, propor ao aluno atividades desafiadoras e práticas.

      As oficinas pedagógicas, neste dia 27/04/2013; despertaram em nossos alunos esse desejo de buscarem cada vez mais o conhecimento, a escolha por filmes bons que enriquecem a aprendizagem, abordando temas atuais e também momentos históricos.
  • 1º momento de 8h às 9h30min em grupos- Alunos e estagiários
  • 2º momento de 9h45min às 12h- Filme: Invictus- Professora Mônica Guimarães
( Orientação aos alunos)

      A participação dos alunos foi legal, demonstraram interesse, gostaram dessa “água”, como disse Rubem Alves. Os estagiários desenvolveram experiências; os alunos comentaram as atividades; o filme retratou a vida de Nelson Mandela que muitos ali não conheciam e naquele momento as dúvidas que surgiam eram sanadas pela Professora Mônica Guimarães com sabedoria e carisma; transformando o desejo de aprender em realização.

      Percebemos dessa forma que cabe a nós conquistarmos o aluno não só de forma carismática, mas mostrá-lo que todo o conhecimento ao qual ele tem acesso, precisa ser selecionado, afinal, não é qualquer água que temos o prazer de beber!



“Não quero faca nem queijo; quero é fome.” - Adélia Prado



Marisa Braga


Professora de Língua Portuguesa
 
Clique nas fotos e veja em tamanho maior












Um comentário:

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...