terça-feira, 5 de julho de 2016

7 dicas para estudar para provas e testes

Grande parte dos estudantes odeia se preparar para uma prova ou teste. Mas estudar não precisa ser uma tarefa difícil. Confira 7 dicas que podem ajudar a aproveitar melhor o estudo para as provas.




O segundo semestre de aulas vai começar em breve para a maioria dos estudantes. Essa parte do ano é fundamental para alguns alunos, especialmente porque é o momento de recuperar as notas baixas da primeira metade do ano.

Para fazer isso é necessário se dedicar, levar os estudos a sério e montar um bom plano de estudos. Mas nada disso dará resultado de você não souber como aplicar os seus conhecimentos durante a época de provas. Confira 7 dicas úteis para estudar para os testes e garantir um bom rendimento daqui até o fim do ano:

DICAS PARA ESTUDAR PARA PROVAS E TESTES: 1. ESCOLHA UM LOCAL

Decida onde você vai estudar para as suas provas. Esse lugar deve ser escolhido de acordo com as suas necessidades de estudo, levando em conta as dificuldades e facilidades que você tem com a matéria. Se você sente dificuldades de concentração, por exemplo, escolha um ambiente silencioso, sem distrações como a TV, o computador ou seus familiares conversando ao seu redor. Já se você é uma pessoa que consegue se concentrar em qualquer lugar varie os ambientes de estudo para melhorar as habilidades de memória.

DICAS PARA ESTUDAR PARA PROVAS E TESTES: 2. FAÇA ESBOÇOS

Use cadernos de anotações ou apresentações em Power Point para fazer esboços do assunto que está sendo discutido em aula. Não se preocupe com a forma, simplesmente anote o título do capítulo, assim como os seus intertítulos, e comece a escrever as suas observações a respeito dele. Não inclua muitos detalhes e estude suas notas por aproximadamente 15 minutos. Isso vai ajudar você a organizar a sua memória de longo prazo de maneira rápida.

DICAS PARA ESTUDAR PARA PROVAS E TESTES: 3. USE GRÁFICOS E TABELAS

Se você está estudando com base em algum livro oferecido pelo colégio ou pelo professor, tire cópia de todos os diagramas, boxes, gráficos, tabelas ou mapas e anexe no seu caderno. Além disso, faça cópias sobressalentes e retire algumas informações delas. Dessa maneira você pode estudar se baseando na cópia número 1 e completando os espaços em branco das outras cópias. Procure fazer o máximo que conseguir sem consultar a cópia com todas as informações.

DICAS PARA ESTUDAR PARA PROVAS E TESTES: 4. ENSINE O CONTEÚDO

Uma das melhores técnicas de estudo é ensinar o material que você está estudando para alguém que não esteja familiarizado com o tema. Certifique-se de que o seu “aluno” faça perguntas, ensinar outra pessoa garante que você crie novas conexões entre o assunto abordado, compreendendo melhor como a situação ocorre como um todo.

DICAS PARA ESTUDAR PARA PROVAS E TESTES: 5. ASSISTA DOCUMENTÁRIOS

Dependendo da matéria que você está estudando, como ciências ou história, é possível encontrar filmes – dê preferência aos documentários – que se relacionem com o tema. Faça uma verdadeira “sessão cinema”, com pipoca, doces e convide os seus amigos. Da mesma maneira, se você está estudando uma língua estrangeira, pode alugar filmes originais do país. Prefira aqueles filmes que você já assistiu antes, assim você consegue entender o contexto sem as legendas.

DICAS PARA ESTUDAR PARA PROVAS E TESTES: 6. RESOLVA PROBLEMAS

Se a matéria faz parte da área de exatas volte ao início do capítulo estudado e refaça alguns dos exercícios oferecidos pelo livro. Comece com os mais básicos e vá aumentando a dificuldade à medida que você estuda. Dessa maneira o material da prova vai parecer mais fácil e você conseguira resolver as questões com mais agilidade.

DICAS PARA ESTUDAR PARA PROVAS E TESTES: 7. FAÇA LISTAS DE PALAVRAS-CHAVE

Uma boa técnica de estudo é escrever uma lista com as principais palavras dos textos e aulas. Depois que a lista estiver pronta, leia o material e adicione informações importantes que se relacionem com essas palavras-chave. Essa espécie de glossário vai fazer com que você relacione rapidamente uma palavra com o contexto no qual ela está inserida. Você também pode usar essas palavras para criar fichas de estudo com todas as informações que ela representa no texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita.