sexta-feira, 11 de agosto de 2017

MENSAGEM: DIA DO ESTUDANTE



Como Surgiu o Dia do Estudante


Poucos sabem que existe um dia especial para o estudante, e que ele é comemorado no dia 11 de agosto. Neste dia, aqueles que, se esforçam, observam, analisam e pesquisam são homenageados. Todos nós podemos ser considerados estudantes, até mesmo aqueles que não frequentam alguma instituição de ensino oficialmente, somos estudantes pelo simples fato de aprender ou conhecer algo no nosso próprio cotidiano, pelo esforço de tentar aprender hoje, para que amanha façamos algo melhor do que fizemos ontem. Quando terá sido criada essa data? Como ela foi pensada? Quais terão sido os motivos para a criação da mesma? Vamos esclarecer essas dúvidas nas linhas abaixo.

Quando foi criado
Em 11 de agosto de 1827, o então imperador do Brasil D. Pedro I estabeleceu os primeiros cursos de ciências sociais e jurídicas nas cidades de São Paulo (no Convento de São Francisco, sendo depois trazidos para o Palácio dos Governadores) e em Olinda (no Mosteiro de São Bento). As primeiras turmas formadas continham não mais que um número de 40 alunos. Antes disso, quem tivesse as devidas condições para estudar em alguma faculdade, teria que sair do país e ir para a Europa (locais como Portugal e França). Apenas depois de concluir seu curso superior que o formado tinha a oportunidade de voltar ao Brasil para enfim exercer sua profissão. Depois de exatos 100 anos desse estabelecimento por parte de D. Pedro I, Celso Gand Ley, um participante da comemoração do centenário, sugeriu a criação do dia do estudante, sua proposta foi muito bem acolhida pelo resto dos indivíduos que ali estavam presentes.
Uma curiosidade que vale ser ressaltada é que, dez anos mais tarde, no ano de 1937, foi criada a União Nacional do Estudantes (UNE).

O perfil do estudante
Esse perfil, assim como toda a nossa sociedade, vem mudando com o passar do tempo. Hoje pode-se dizer que a facilidade de conseguir material para pesquisa e observação é muito maior, devido a ferramentas como internet e maior quantidade de livros à disposição do indivíduo. É necessário também, lembrar que com esse aumento, é preciso haver uma maior verificação de conteúdo para o possível encontro de erros, entre outras coisas. São diversos as tipificações de estudantes que podem existir. Estudante do Ensino Fundamental e Médio, um graduando, pós graduando, mestrando, técnico…  Mas dentre todos esses, não podemos nos esquecer daqueles que estudam pelo simples prazer de descobrir coisas novas, acumular conhecimento, observar as coisas novas ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...