I Fórum de Educação sobre bullyng
A diretora da E.E. "Abílio Caixeta de Queiroz" Maria das Graças Lemos e Silva participará do 1º Fórum de EducaçãoBullying na escola, família e sociedade: responsabilidades e soluções.
Programação
- PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR
- 1º dia - 31/08/2012
- 18h – Solenidade de Abertura – Palestra Magna
- TEMA: Violência: desta vez é conosco!PALESTRANTE: Lídia AratangyFormada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo onde também é catedrática há mais de 30 anos. É terapeuta de famílias desde 1978 e autora de mais de 20 livros sobre educação e relações interfamiliares –CONFIRMADA.
- 2º dia - 01/09/20128h30min – PalestraTEMA: Bullying no ambiente escolarPalestrante: Cléo FanteÉ educadora, pesquisadora do fenômeno Bullying, conferencista, escritora e doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade das Ilhas Baleares, Espanha – CONFIRMADA.10h 30min – PalestraTEMA: O bullying como um ato infracional e a responsabilização do adolescente que o pratica.Palestrante1: Dr. Carlos Frederico Braga da Silva, Juiz da Varal Infracional da Infância e Juventude de BH.Palestrante2: Dra. Roberta Mesquita, Defensora Pública e uma Promotora de Justiça, a ser confirmada.Palestrante3: Dra. Ana Carolina Garcia Costa – Promotora de Justiça14h - PainelTEMA: Estratégias bem sucedidas de intervenção e prevenção ao Bullying.Palestrante1: Nilce Faria CamposPalestrante2: Antônio Pimentel – Consultor especialista em questões ligadas à infância e adolescência, formado em Ciências Sociais e Mestre em Ciências Políticas16h 30min - PalestraTEMA: Afinal, quem ganha essa batalha?Palestrante: José Ernesto BolognaÉ especializado em Psicologia do Desenvolvimento pelo Bowling Green State University, Ohio, USA e em Psicologia da Educação pela University Kalamazoo, Michigan, USA. Fundador e Principal Titular da Ethos Desenvolvimento – SP. Membro do Conselho de Mentores do Instituto de Estudos do Futuro (USP/PUC-SP/Unicamp); do Conselho da Rede Internacional de Educação para a Paz e a Cidadania – CONFIRMADO.18h – Lançamento do MOVIMENTO ANTI-BULLYING BRASILEncerramento
- Acesse também o site do evento www.antibullyingbrasil.org.br
1 - O que é bullying? Confira a definição
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
"É uma das formas de violência que mais cresce no mundo", afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz (224 págs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio.
21 perguntas e respostas sobre bullying
Nos links, abaixo, você encontra respostas para as dúvidas mais recorrentes relativas ao tema.
O QUE É
2 - O QUE NÃO É BULLYING ?
3- O BULLYING É UM FENÔMENO RECENTE ?
PORQUE OCORRE
4 - O QUE LEVA O AUTOR LEVA O AUTOR DO BULLYING A PRATICA-LO?
5 - O ESPECTADOR TAMBÉM PARTICIPA DO BULLYING ?
6 - COMO IDENTIFICAR O ALVO DO BULLYING ?
7 - QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS PARA O ALUNO QUE É ALVO DE BULLYING ?
TIPOS DE AGRESSÃO
8 - O QUE É PIOR, O BULLIYNG COM AGRESSÃO FÍSICA OU O BULLYING COM AGRESSÃO MORAL?
9 - QUAL A DIFERENÇA ENTRE O JEITO DO BULLYING PRATICADO POR MENINOS E MENINAS ?
ATITUDES DO PROFESSOR
10 - O QUE FAZER NA SALA DE AULA QUANDO SE IDENTIFICA EM CASO DE BULLYING ?
11 - QUAL O PAPEL DO PROFESSOR EM CONFLITO FORA DA SALA DE AULA ?
12 - O PROFESSOR TAMBÉM É ALVO DE BULLYING ?
ATITUDES DO GESTOR
13 - O QUE FAZER PARA EVITAR O BULLYING ?
14 - COMO AGIR COM OS ALUNOS ENVOLVIDOS EM UM CASO DE BULLYING ?
15 - COMO LIDAR COM O BULLYING CONTRA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ?
16 - COMO DEVE SER UMA CONVERSA COM PAIS DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NO BULLYING ?
17 - O QUE FAZER EM CASOS EXTREMOS DE BULLYING ?
EDUCAÇÃO INFANTIL
18 - O BULLYING NA EDUCAÇÃO INFANTIL. É POSSÍVEL ?
19 - QUAIS SÃO AS ESPECIFICIDADES PARA LIDAR COM BULLYING NA EDUCAÇÃO INFANTIL ?
CYBERBULLYING
20 - O QUE É BULLYING VIRTUAL OU CYBERBULLYING ?
21 - COMO LIDAR COM CYBERBULLYING ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita. Volte sempre!