O reforço escolar tem por objetivo a aprendizagem dos educandos em nível
de desigualdade com o ritmo da turma, consolidando e ampliando os
conhecimentos, enriquecendo as experiências culturais e sociais, para assim,
ajudá-los a vencer os obstáculos presentes em sua aprendizagem.
Ele proporciona às crianças com dificuldade de aprendizagem, a
reconstrução de conceitos que as reconduzem às situações de interação no grupo
ao qual pertencem, através de práticas pedagógicas diferenciadas. É algo que
deve ser incentivado para que todos venham a ter oportunidades iguais de
aprendizagem, é algo que deve ser somado. É de suma importância, uma vez que propõe
um atendimento mais individualizado, cujo papel essencial é levar o aluno ao
sucesso da aprendizagem.
Faz-se necessário uma aprendizagem desafiadora e prazerosa, estimulando
no aluno o espírito crítico, a imaginação e a criatividade. Dessa forma, também
trabalhará a elevação da autoestima, uma vez que levará a criança a perceber suas
habilidades e competências.
Durante as atividades de reforço escolar, é possível desenvolver um
conjunto de atividades bastante amplo, atividades que despertem os alunos pelo
novo, mas que faça parte de seu dia a dia, dando assim um sentido ao que aprender.
Assim sendo, procuro fazer uso de estratégias diferenciadas como: jogos,
recortes, atividades lúdicas, cruzadinhas, caça palavras etc., para atingir o
alvo maior que é a aprendizagem dos alunos, observando e respeitando as
limitações, as potencialidades e o ritmo de cada um.
Além das estratégias acima citadas, faço uso do Método das Boquinhas,
que é o método de alfabetização fono-vísuo-articulatório o qual utiliza
estratégias fônicas (fonema/som), visuais (grafemas/letras) e as articulatórias
(articulemas/boquinhas).
É um método de aprendizagem natural-boquinhas-transposição do fonema
para o grafema.
A autora, Renata Savastano R. Jardini, desenvolveu esse método, pois
seus filhos eram dislexos, começando com crianças especiais. Em sua teoria,
fala sobre os tipos de distúrbios e dificuldades ligadas à leitura e à escrita
como:
·
Dislexia
·
Disgrafia
·
TDA
(Transtornos de dificuldades de aprendizagem)
·
Hiperatividade
Dando mais ênfase à dislexia
Por conseguinte pude notar um grande avanço no desenvolvimento
pedagógico dos alunos atendidos.
“Somos do
tamanho das ideias que defendemos.
Defender não é
apenas passivamente acreditar, aceitar, permitir, concordar, mas, sobretudo
comprometer-se...
Influindo,
agindo, se expondo, arriscando, apoiando e somando”.
Autor desconhecido
Joana D’Arc
Rodrigues Dias
Professora do Reforço Escolar 2º Turno
Método da Boquinha
Fotos da Professora Joana D’Arc Rodrigues Dias e seus alunos no
"REFORÇO ESCOLAR" 2º Turno
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