terça-feira, 19 de agosto de 2014

A Biblioteca “Cora Coralina, e o Projeto Escola de Tempo Integral - PROETI


“Se uma criança não pode aprender da maneira que é ensinada, que tal ensiná-la da maneira que ela pode aprender”.


PERÍODO: ANO DE 2014
PÚBLICO ALVO: ALUNOS DO PROETI
COORDENADORAS: ADRIANA ALVES DE SOUZA, VERA LÚCIA SOUTO, EDILMA FERNANDES DA SILVA TEIXEIRA.
COLABORADORA: ROSIMEIRE

APRESENTAÇÃO: 

    O PROETI é um Projeto de Educação em Tempo Integral e tem como uma das finalidades atender as necessidades educativas dos alunos, visando à melhoria do seu atendimento escolar e a superar as capacidades através de experiências artísticas, culturais e lúdicas.

JUSTIFICATIVA 

Diante da perspectiva de que a leitura, a poesia e a música são fundamentais no processo de aprendizagem e que a escola possui um papel importantíssimo nesse processo, considera-se importante a realização do presente projeto:
“QUEM CONTA UM CONTOAUMENTA UM PONTO, QUEM CANTA ENCANTA, QUEM CONHECE POESIA ESPALHA ALEGRIA” a fim de podemos enriquecermos as atividades nas aulas do PROETI.
Este projeto nasceu da necessidade de atender os alunos do PROETI, na Biblioteca, pois permanecem na escola em período integral. Visando nortear o trabalho com os alunos, para que tenham prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu.

INTRODUÇÃO

Ouvindo histórias, cantando, lendo e recitando poesias as crianças vão despertar o sentimento pelo belo, contribuindo com novas referencias de comunicação oral.
Ao ler e recitar poemas e mesmo cantando, o ritmo dado à sonoridade das palavras as pausas para dar musicalidade ao poema e às vezes as rimas presentes em alguns poemas, deixam as crianças literalmente encantadas e dispostas a reproduzir oralmente estes textos.
Este projeto é um convite para que as crianças brinquem e aprendam, pois a poesia, a música e as histórias são suportes extraordinários para despertar na criança o imaginário, o faz de conta que, segundo Vygotsky, “é um dos grandes contribuintes para o desenvolvimento da linguagem escrita”.
A música será utilizada neste Projeto, de forma a ampliar a linguagem oral, visual e corporal das crianças, de forma socializadora. Sabemos que às vezes ocorre uma banalização da música no contexto educacional e se dá devido os profissionais utilizar apenas como fonte de recreação das crianças, ignorando sua riqueza cultural e social. Não é isso que se quer com este Projeto.
Juntando poemas histórias e música, queremos mostrar para as crianças o universo grandioso do prazer de ler. O livro deve ser mostrado e aberto com prazer e alegria, para que ler seja uma viagem maravilhosa e encantada e não apenas mais umas das atividades da escola.


OBJETIVO GERAL 


Este trabalho tem como objetivo estimular a criatividade, a imaginação; desenvolver a linguagem oral, escrita e visual; incentivar o prazer pela leitura promovendo o senso crítico, as brincadeiras de faz de conta, valores e conceitos que colaboram na formação da personalidade da criança que propiciam o envolvimento social e afetivo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 


  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo;
  • Despertar o interesse pela leitura através de histórias poemas e música;
  • Propiciar momentos de prazer com dramatizações, declamações e músicas;
  • Desenvolver a comunicação oral e a percepção auditiva;
  • Cantar canções e declamar poemas curtos e de fácil memorização;
  • Ouvir, dramatizar e recontar histórias com sentimento;
  • Despertar o imaginário infantil.



METODOLOGIA 

No desenvolvimento desse projeto é fundamental que se atente para a necessidade de tornar as atividades atrativas, variadas e enriquecedoras, para que a aprendizagem dos educandos seja produtiva, o trabalho com histórias, poesias e músicas será feito através de oficinas (em anexo) e será desenvolvido no decorrer do ano, uma vez por semana, na biblioteca e complementada na sala de aula com a professora do PROETI, seguindo o seguinte cronograma:

O cronograma será feito até o mês de Dezembro de acordo com o interesse da turma.


AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á no decorrer do projeto, será processual e contínua e por meio da observação de um caderno e de acordo com o envolvimento dos alunos nas oficinas propostas, bem como os pequenos avanços como forma de replanejamento e repensarmos novas ações educativas.
Será observado avanços do uso da linguagem oral, bem como seu desenvolvimento integral e na sua postura critica reflexiva e principalmente no  prazer de ler que é o ponto chave do projeto.



HISTÓRIA –  As Chaves Mágicas

Data:12/03/2014
         19/03/2014
          26/03/2014

Duração: 3 Aulas de 50 Minutos

Objetivo:
Adquirir Valores

Atividades
Contar a história usando recursos visuais (Chaves de diferentes cores, baú,fantoches)
Confecção de um chaveiro (modelo em anexo)

Música - Palavrinhas Mágicas ( CD da Eliana)










==============================================================

                    História - Maria Vai com as Outras

Data: 02/04/2014

Duração: 60 minutos

Objetivos:

Despertar a imaginação a curiosidade e a criatividade
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia
Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima.

Atividades

Contar a história de forma criativa e participativa usando roupa adequada e recursos visuais 
(jiló, pandeiro. Leque, cachecol, óculos escuro, chapéu)

Música: (No início da história) - Aonde a ovelha vai Maria vai atrás!

                        (No final da história) - Aonde a ovelha vai Maria não vai mais!












============================================================

                              POEMA – A Boneca
                                     Olavo Bilac

Data: 09/04/14
          16/04/14

Duração: 2 aulas de 50 minutos

Objetivo
_Estimular gosto por poemas
_ Conhecer rimas

Atividades

A professora vestida de boneca vai declamar a poesia usando como recurso uma boneca toda estragada.

Os alunos vão reconhecer no poema escrito em um cartaz os rimas os versos e as estrofes

Em pequenos grupos vão declamar estrofes do poema

Atividades no caderno
            Rimas (em anexo)
            Montar uma bonequinha usando suas partes ( em anexo)

Serão estimulados a levar pra casa livros de poemas pra ler de acordo com sua faixa etária.














=================================================================


MÚSICA- AQUARELA

Data:  24/04/14
           30/04/14
           8/05/14

Objetivos
Cantar a música com ritmo e gestos;
Reconhecer rimas;
Conhecer significado de palavras;
Relacionar desenhos com a letra da música.

Atividades

1ª aula
Conhecimento prévio da música
Quem conhece a música
Quem canta
Onde viu tocar a música
Assistir um clip da música
Ouvir o CD
Cantar a música, usando a letra da música (em anexo)
Reconhecer rimas
Trabalhar a letra da música dando significado para as palavras, levando os alunos a relacionar a música com seu  conhecimento de mundo.
O que é aquarela?
Onde podemos ver uma gaivota?
Norte e sul são pontos cardeais. Quais são os outros?
Além de barcos a vela você conhece outro tipo de barco?
Na música fala o nome de lugares que não ficam no Brasil, Havaí, Pequim e Istambul. Quem já viu falar sobre eles?
Quem já viu um avião?
O mundo existe um continente Americano e nele a América do Norte, do Sul e a América central, em qual delas fica o nosso país?
Usamos um compasso para fazer um círculo. O que mais podemos usar para fazer um círculo?
O que é uma astronave?

2ª aula
Relembrar a música da semana passada:
Cantar versos da música e propor a elaboração de um livrinho

3ª aula
Finalizar o livrinho

Cantar a música fazendo gestos






==============================================================

                            HISTÓRIA – Lúcia já vou indo
Data: 28/05/2014
  
Duração: 60
Objetivo:
·         Conhecer gênero textual (convite)
·         Despertar a imaginação a curiosidade e a criatividade
·         Fazer inferências

Atividades
Contar a história usando recursos visuais ( caixa com materiais diversificados)

Cartaz com o convite da história.









==================================================================

Música:: O sabia

Data; 23-07-14

Objetivo:
Cantar uma música folclórica
Identificar rimas
Conhecer significado de palavras

Atividades
Ler a música
Identificar o significado das palavras novas
                      Terreiro    -   abacateiro      soluçando  - gaiola 
Saber quem já viu um sabiá, sua cor, onde morra, o que come, como ele canta
Por que o sabiá estava na gaiola? Por que ele não gosta de ficar preso?
O que acontece com quem prende animais silvestres?

Identificar as rimas no cartaz onde foi escrito a música.

Cantar a música dando ritmo com o bandeiro.

Atividade na folha xerocada
Encerrar com a turma cantando






===============================================================

                 Momento de encantamento

No dia 6 de agosto aconteceu na biblioteca mais uma contação de história. Desta vez
foi um conto de fadas, Joãozinho e Maria.
            A história foi preparada com um rico material, contando inclusiva com uma casinha de guloseimas, sendo que a “bruxa” veio contar a história.
            Foi emocionante  a surpresa dos alunos ao ver a casinha de doces e depois da história poder degustar as delicias.
            O entusiasmo foi tanto que os alunos e as bibliotecárias resolveram compartilhar a história com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Lá também houve surpresa e encantamento.

            Nada como um conto de fadas clássico para soltar a imaginação das crianças, seduzir e embriagar, pois é uma narrativa que causa muita emoção e desenvolvem o prazer pela leitura.






3 comentários:

  1. A PROFESSORA ADRIANA ARRASOU.......AINDA BEM QUE OS ALUNOS DO PROETI PODEM CONTAR COM ESSA JOIA DE PESSOA...
    ADMIRO DEMAIS....
    ANA PAULA PIAU

    ResponderExcluir
  2. Obrigada colega! São os estímulos que recebemos de vocês que nos fazem procurar aprimorar o nosso trabalho. Beijos!
    Adriana Alves

    ResponderExcluir
  3. é maravilhoso, faz com que a aprendizagem seja feita de forma prazerosa
    beijos
    Vera Souto

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita.