quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Palestra - “Ética: dimensões Individual, Social e Universal”

Tema: “Ética: dimensões Individual, Social e Universal”
Palestrante: Dr.ª Mírian Gontijo Moreira da Costa 
Diretora do Escritório Mirian Gontijo & Advogados Associados

No dia 28 de Agosto de 2014, de 10:00 às 11:00, a palestrante Dr.ª Mírian Gontijo Moreira da Costa (Diretora do Escritório Mirian Gontijo & Advogados Associados) compareceu à Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz” e ministrou uma palestra com o tema “Ética: dimensões Individual, Social e Universal” para a turma do 1º Ano/15 desta Escola. Esta turma está recebendo formação específica através da Disciplina “Empreendedorismo e Gestão”, a qual faz parte do Programa Reinventando o Ensino Médio, o qual contempla as áreas de empregabilidade. Ainda, o tema dessa palestra é parte integrante do currículo e visa propiciar aos alunos estabelecer relação entre a teoria e o cotidiano do mercado de trabalho e a formação de uma consciência crítica.


O Tema “Ética” está longe de ser o assunto preferido nas rodas de conversas em família (quando elas acontecem). Talvez por isso haja grande dificuldade do povo brasileiro em fazer escolhas que os permitam caminhar com dignidade ao pleno exercício da cidadania. Nesse viés da cidadania, também se situa a busca pelo desenvolvimento profissional, o qual deve ser regado pelo empenho pessoal, sem esquecer a reverência e gratidão a todos que nos apóiam.

Inicialmente, a Dr.ª Mírian propôs aos alunos da turma de empreendedorismo um pacto para o sucesso, no qual eles assumiriam a responsabilidade de trabalhar pelo próprio sucesso, apoiados por ela, pela escola e por suas famílias.


Depois, ela desenvolveu a palestra com a candura dos artistas que veem nas erupções vulcânicas (desafios da vida) flores de luz a iluminar os caminhos (oportunidades para empreender) da vida. Exemplificando com as limitações, os desafios e as oportunidades da própria vida, ela incitou aos alunos a refletir sobre como a “Ética” (hábitos, costumes destinados ao bem viver consigo e com os outros) pode auxiliá-los a serem empreendedores que prolongam o seu sucesso pelo simples fato de estarem oferecendo novos produtos e serviços, utilizando novos materiais e processos, que visem melhorar as condições de vida das outras pessoas.



Ponderou que o caminho empreendedor exige humildade e empenho individual em buscar cada vez mais se qualificar, a fim de poder atender às expectativas dos mercados de trabalho ou de bens e serviços. Ainda, reforçou que o espírito positivo tem poder transformador na realização de nossos sonhos.

Por fim, a Dr.ª Mírian desafiou os alunos a sonhar e planejar o que eles querem ter realizado daqui a 10 anos. A forma proposta para materializar os objetivos de cada um e criar um “foco de trabalho” foi colocar, na caixa “Projeto: Sonhos”, registros dos Sonhos Individuais e combinar de a turma vir avaliar as realizações destes, em 2024.



O brilho nos olhos dos alunos durante a palestra define bem a importância dessa contribuição, a qual já começou a surtir efeitos (ver fotos - Projeto: Sonhos) e ainda refletirá por muito tempo na vida acadêmica deles, bem como na pessoal.


Prof. Lourivaldo Lemos da Silva
Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos – DESA/UFMG
Professor da Disciplina Empreendedorismo e Gestão

E. E. Abílio Caixeta de Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...