sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Brasil faz 190 anos de Independência.


        A emancipação política do país aconteceu oficialmente em 07 de setembro de 1822, com o chamado ‘Grito do Ipiranga’, do príncipe regente D. Pedro de Alcântara.

       O Brasil completa hoje sexta-feira 07 de setembro de 2012, 190 anos de Independência. A emancipação política do território brasileiro aconteceu oficialmente em 07 de setembro de 1822, dia do chamado ‘Grito do Ipiranga’.

       A história do país relata que, nesta data, o príncipe regente de Portugal no Brasil, D. Pedro de Alcântara, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), teria gritado perante sua comitiva: “Independência ou morte!”, como forma de lutar contra os colonizadores.

       Ao chegar à capital, na época, o Rio de Janeiro, ele foi aclamado Imperador, recebendo o título de D. Pedro I. Antes deste dia, porém, muitos outros aspectos contribuíram para o país deixar de ser colônia. De acordo com historiadores, o processo teve início com a transferência da Família Real de Portugal para o Brasil, em 1808.

      Outro acontecimento importante foi o ‘Dia do Fico’, de 09 de janeiro de 1822. Foi quando o então príncipe regente contrariou as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam sua volta imediata a Lisboa. A partir deste momento, D. Pedro entrou em conflito direto com os interesses portugueses, para romper o vínculo que existia entre Portugal e Brasil.

      O ‘Dia do Fico’ foi uma decisão tomada por D. Pedro, a respeito de uma petição com oito mil assinaturas solicitando a sua permanência no país. Ele se pronunciou com base em uma frase célebre: “Como é para o bem do povo e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico”.

Causas e indenização
      Entre as causas da Independência do Brasil estão a vontade de parte da elite brasileira em conquistar a autonomia política, o desgaste do sistema de controle econômico exercido pela Coroa Portuguesa e a tentativa dos portugueses em recolonizar o país. Para a Independência, Portugal exigiu uma indenização de dois milhões de libras esterlinas.

Reinado de D. Pedro II
     Dom Pedro II, que nasceu no Rio de Janeiro, foi o filho mais novo do Imperador D. Pedro I. Seu reinado no Brasil aconteceu entre os anos de 1841 e 1891, até derrubarem a monarquia no país.

Primeiro presidente do Brasil
     Marechal Deodoro da Fonseca foi o primeiro presidente do país, governando de 25 de fevereiro de 1891 a 23 de novembro de 1891. Ele lutou contra a escravidão e a monarquia, derrubou do poder o Imperador D. Pedro II, estabelecendo a República do Brasil, proclamada em 15 de novembro de 1889.

Os diferentes nomes do país
    O primeiro nome do Brasil foi Pindorama, termo utilizado pelos índios, antes de Pedro Álvares Cabral descobrir o país em 1500. Com a chegada dos portugueses, as terras brasileiras foram batizadas com vários nomes, entre eles, Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz, Terra dos Papagaios, América, Estados Unidos do Brasil, e por fim, República Federativa do Brasil.

Fonte e Foto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita.