quinta-feira, 11 de outubro de 2012

12 de Outubro, Dia das Crianças. Como surgiu o Dia das Crianças no Brasil ?


  O dia das crianças é uma data muito aguardada pelos pequeninos. Este é um dia somente delas, em que geralmente ganham presentes e a atenção especial dos pais. E é claro que para deixar esse dia mais feliz para o seu filho é muito importante que você passe para ele como surgiu o dia dele e a importância que essa data tem.
   O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.
  No Brasil o dia das crianças foi inventado por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a grande ideia de homenagear as crianças no ano de 1920. Foi a partir daí, com a aprovação de todos os outros deputados que o dia 12 de outubro ficou nacionalmente conhecido e foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes como Dia da Criança.
  Mas a data só ganhou popularidade em 1960, quando a famosa fábrica de brinquedos Estrela, juntamente com a Johnson & Johnson fez uma promoção para lançar a “Semana do Bebê Robusto”; isso fez com que as vendas aumentassem e então a data começou a ser de fato comemorada e é claro, começou a distribuição de muitos presentes.

   No ano seguinte mais empresas aderiram a ideia da Semana da Criança para alavancar as vendas e foi então que os comerciantes de brinquedos ressurgiram o decreto que estabelecia o dia 12 como dia das crianças.
A maioria dos países comemora a data segundo a Organização das Nações Unidas determina; pelo decreto da ONU, o dia mundial das crianças é celebrado no dia 20 de novembro. Esta data marca a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, que diz o seguinte: todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde e educação gratuita; além de serem protegidas contra qualquer tipo de exploração.


   Em outros países, assim como o Brasil há datas específicas reservadas apenas para os pequenos. Em Portugal e Moçambique é no dia 1º de junho. Na Nova Zelândia as pessoas comemoram no primeiro domingo de outubro e as crianças escolhem um animal nativo do país para ser homenageado.
   O Japão é que tem o dia mais curioso. No dia 5 de maio é comemorado o dia somente para os meninos; as famílias exibem capacetes de guerra e comem bolo de arroz recheado de feijões e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. As meninas comemoram no dia 3 de março com a tradicional festa das bonecas.
   O importante é que seu filho seja feliz e viva num lar onde reine a paz, o amor, a união, a compreensão mútua, o respeito, a harmonia e o diálogo. Não há presente melhor para uma criança do que viver num lar sadio, onde os pais vivam bem e transmitam aos seus filhos segurança e afeto diário. Viva o Dia das Crianças!!!

Imagens: Pesquisas Google 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...