quinta-feira, 11 de outubro de 2012

12 de Outubro, Dia das Crianças. Como surgiu o Dia das Crianças no Brasil ?


  O dia das crianças é uma data muito aguardada pelos pequeninos. Este é um dia somente delas, em que geralmente ganham presentes e a atenção especial dos pais. E é claro que para deixar esse dia mais feliz para o seu filho é muito importante que você passe para ele como surgiu o dia dele e a importância que essa data tem.
   O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.
  No Brasil o dia das crianças foi inventado por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a grande ideia de homenagear as crianças no ano de 1920. Foi a partir daí, com a aprovação de todos os outros deputados que o dia 12 de outubro ficou nacionalmente conhecido e foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes como Dia da Criança.
  Mas a data só ganhou popularidade em 1960, quando a famosa fábrica de brinquedos Estrela, juntamente com a Johnson & Johnson fez uma promoção para lançar a “Semana do Bebê Robusto”; isso fez com que as vendas aumentassem e então a data começou a ser de fato comemorada e é claro, começou a distribuição de muitos presentes.

   No ano seguinte mais empresas aderiram a ideia da Semana da Criança para alavancar as vendas e foi então que os comerciantes de brinquedos ressurgiram o decreto que estabelecia o dia 12 como dia das crianças.
A maioria dos países comemora a data segundo a Organização das Nações Unidas determina; pelo decreto da ONU, o dia mundial das crianças é celebrado no dia 20 de novembro. Esta data marca a aprovação da Declaração dos Direitos das Crianças, que diz o seguinte: todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo têm direito a receber afeto, amor, compreensão, alimentação, cuidados com a saúde e educação gratuita; além de serem protegidas contra qualquer tipo de exploração.


   Em outros países, assim como o Brasil há datas específicas reservadas apenas para os pequenos. Em Portugal e Moçambique é no dia 1º de junho. Na Nova Zelândia as pessoas comemoram no primeiro domingo de outubro e as crianças escolhem um animal nativo do país para ser homenageado.
   O Japão é que tem o dia mais curioso. No dia 5 de maio é comemorado o dia somente para os meninos; as famílias exibem capacetes de guerra e comem bolo de arroz recheado de feijões e bolo de arroz enrolado com folhas de bambu. As meninas comemoram no dia 3 de março com a tradicional festa das bonecas.
   O importante é que seu filho seja feliz e viva num lar onde reine a paz, o amor, a união, a compreensão mútua, o respeito, a harmonia e o diálogo. Não há presente melhor para uma criança do que viver num lar sadio, onde os pais vivam bem e transmitam aos seus filhos segurança e afeto diário. Viva o Dia das Crianças!!!

Imagens: Pesquisas Google 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA E.E MONSENHOR FLEURY

Professora Adriana Alves proporcionou alegria para os alunos da E.E Monsenhor Fleury com contação de história na Semana das Crianças. C...