sexta-feira, 19 de julho de 2013

Aula sobre Globalização.

       A globalização é um fato social que ocorre em escala global. Oriunda de evoluções ocorridas, principalmente, nos meios de transportes e nas telecomunicações, fez com que o mundo “sintetizasse” as distâncias. O processo de globalização surgiu para atender ao capitalismo e, principalmente, os países desenvolvidos; de modo que pudessem encontrar novos mercados, tendo em vista que o consumo interno encontrava-se impregnado. 
         A integração mundial decorrente do processo de globalização ocorreu em razão de dois fatores: as inovações tecnológicas e o propagação no fluxo comercial mundial. As inovações tecnológicas, principalmente nas telecomunicações e na informática, fomentaram o processo de globalização. A partir da rede de telecomunicação (telefonia fixa e móvel, internet, televisão, aparelho de fax, entre outros) foi possível a difusão de informações entre as empresas e instituições financeiras, ligando os mercados do mundo.
            Após ter trabalhado em sala de aula   o tema   ( Globalização)  a turma foi dividida em 07   grupos,  com 05 pessoas,  foram sorteado alguns tópicos para que eles pesquisassem e apresentassem de forma criatividade  para a classe.
            Alguns trabalhos se destacaram como da equipe que apresentaram o tema: Globalização X Lixo eletrônico. Apresentaram um jornal, muito criativo, usaram os mais diferentes recursos, e passou a informação de forma clara, divertida, atraindo a atenção de todos.
            Outro grupo apresentou: O lado positivo e negativo da globalização, onde fizeram uma   apresentação em   forma de teatral, abordando a questão da Pedófia.
           

Além desses temas foram abordados outros como:
  •   A História da globalização.
  •  As desigualdades provocadas pela globalização.
  • Globalização na qualidade de vida
  • A influência global em nossas vidas. Causas e consequências.
  • As desigualdades provocadas pela globalização.
Um dos temas que escolhido   para que   possam refletir, seria a questão do Lixo eletrônico, que é todo resíduo produzido pelo descartes de equipamentos eletrônicos ou seja sempre que sai uma televisão ou geladeira nova da loja uma velha vai pro lixo e permanece na natureza por vários décadas poluindo os lenções subterrâneos de agua atualmente são produzidos cerca de 50 milhões de toneladas   de lixo eletrônico por ano. Esse material quando jogado no meio ambiente, de forma inadequada, podem provocar doenças graves   como distúrbios no sistema nervoso, problemas nos pulmões e rins, sem falar nos envenenamentos.
Após as exposições dos temas, foi organizado um debate onde foi socializado as principais   ideias e tópicos polêmicos culminando numa chuva de ideias para solucionar o problema.
Resultados:
  • Principais    ideias   para diminuir os impactos do lixo eletrônico
  • Reciclagem dos resíduos, tirar matérias-primas preciosas, como ouro, prata, paládio, além de cobre e alumínio, mas apenas uma pequena parte desses metais é reciclada.
  • Destinar   o lixo em lugar apropriado.

 Adriane Brito
Professora de Geografia


Veja abaixo as fotos do Trabalho:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...