quarta-feira, 12 de setembro de 2012

12 de Setembro !!! Aniversário da E.E. "Abílio Caixeta de Queiroz"


Conheça melhor a E.E. “Abílio Caixeta de Queiroz”

Razões de sua criação e denominação

        A cidade de Patos de Minas se desenvolve a passos largos, sua população cresce a cada dia, novos bairros vão surgindo, dentre eles o Bairro Alvorada, com uma boa estrutura urbana, centenas de famílias aqui se instalam. Faz-se necessário uma escola para atender a essas crianças.
         Em 12 de setembro de 1984 o Governador do Estado publica a criação de uma Escola Estadual de 1º grau (1ª a 8ª série) no Bairro Alvorada da cidade de Patos de Minas.
         Essa escola até então não tinha denominação, apenas tinha por objetivo atender a demanda escolar dos Bairros Alvorada 1 e 2, Nossa Senhora de Fátima e Alto Caramuru.
          A expectativa era grande, a população espera ansiosa pela escola. No dia 27 de agosto de 1985 é publicado a denominação da escola que recebe o nome de Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz’’. 

      O nome de nossa escola, homenageia um senhor chamado Abílio Caixeta de Queiroz que nasceu em 22 de novembro de 1866 em Patos de Minas e faleceu em 18 de Janeiro de 1959 com 93 anos de idade. Era filho de Joaquim Pereira de Queiroz e Dona Maria Caixeta de Santana.
   Fez seus estudos em Mariana, neste estado, adquirindo boa cultura humanística. Não se casou, teve quinze irmãos, dos quais doze sempre residiram em Patos de Minas e três em Patrocínio. Assim, em Patos e Patrocínio tinha muitos parentes das duas famílias “Caixeta” e “Queiroz”.
 O Sr Abílio foi um dos mais ricos fazendeiros da região. De uma religiosidade profunda e coração magnânimo, sempre se preocupou com  realizações em benefício da coletividade.
   Com Monsenhor Fleury a quem devotava grande amizade, carinho e respeito se aliou para a Construção da igreja Matriz, A Catedral de Santo Antônio. 70% do custo deste templo foi de recursos doados por Abílio Caixeta, tanto que na entrada existe uma placa de bronze com inscrição alusiva à sua generosidade. Construiu também o prédio onde funciona o Seminário Pio XII com a finalidade de abrigar os idosos desamparados. São obras suas também, a antiga vila Vicentina e algumas casas na vila Padre Alaor. Sempre se preocupou com os menos favorecidos de bens terrenos. 
      Efetivamente, Abílio Caixeta de Queiroz foi um dos maiores benfeitores de Patos de Minas. Entretanto, poucos têm conhecimento de seus gestos e ações humanitárias ou proclamam, apesar de sua luta contra a prepotência política, pois era avesso a arbitrariedades e injustiças.

Início do funcionamento e 1º diretora

            Por questões políticas e burocráticas, a escola só é autorizada realmente para funcionar em 6 de fevereiro de 1987, e atenderia alunos do Ensino de 1º Grau Completo, ou seja, Educação Pré-Escolar de 1ª a 8ª série, classe especial.
         Para os moradores, principalmente do Bairro Alvorada estava sendo realizado mais um sonho, todas as famílias estavam muito contentes, pois seus filhos agora passam a ter uma escola próxima de casa, sem contar que isso traria vários benefícios para o bairro.
           A Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz  já nasce grande, e funciona em três turnos, de manhã, a tarde e a noite.




       
       Foi nomeada então a sua primeira Diretora Francisca das Chagas Ribeiro Tolentino, pessoa bastante dinâmica e empreendedora que juntamente com todos os funcionários muito fez em prol da melhoria da escola, tanto nos aspectos físicos, quanto no processo de ensino-aprendizagem. Foi a diretora dessa escola durante 4 anos.
     No final do ano de 1991 o Governo do Estado institui lei que diz que a partir dessa ano diretores de escolas estaduais passariam a ser escolhidos pela comunidade escolar através do voto.
      A nossa então diretora por motivos pessoais não participa desse processo democrático.




A 2ª diretora: O Reconhecimento através da participação em Projetos pedagógicos. 


      Eleita pela comunidade escolar a Professora Elizabeth Maria de Sant’Anna Borges que fica a frente da escola 2 anos, 1992 e 1993.
   Como era conhecida tinha um ótimo relacionamento político e com a comunidade, e  nesta época todos queriam muito ver o crescimento da escola.
         Sabia como ninguém envolver as pessoas em trabalhos, mutirões, promoções e eventos, o que rendeu a ampliação da escola com a construção da biblioteca e a sala de vídeo.
 Nesse período com o apoio de toda a comunidade escolar muito fez pela escola, que a cada dia aumentava o número de alunos, tendo sempre como prioridade a melhoria da rede física e o processo de ensino-aprendizagem.
                   E, no final do ano de 1996 é eleita novamente a Professora Elizabeth Maria de Sant’Anna Borges que fica a frente da escola por mais 3 anos, realizando vários empreendimentos e valorizando sempre o pedagógico da escola.
               Uma das realizações mais marcantes deste seu segundo período de direção foi a participação da escola em vários projetos, inclusive da UNESCO recebendo vários prêmios, e a construção da quadra de esportes.
                 Elizabeth então, termina o seu segundo período como diretora, e decide não concorrer novamente ao cargo.



      

       
         Entretanto, no ano de 1994 é eleita pela comunidade escolar Abílio Caixeta de Queiroz a Professora Kathy Cristina de Sá Nascimento que dirige a escola por 3 anos, que, com muita dedicação e otimismo muito fez pela escola, sendo seu trabalho marcado pela prioridade na área pedagógica da escola, e em seu pouco tempo de gestão apenas deu continuidade ás obras iniciadas na gestão anterior.





2000 a 2007 anos de muita capacitação profissional

               No ano 2000, é eleita diretora da escola a Professora Orosina Madalena Teixeira Braga também referendada pela comunidade escolar. Durante 8 anos, muito fez em prol de melhoria da escola, ressaltando sempre a busca da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
     Orosina lutou incansavelmente pela reabertura de turmas do Ensino médio em nossa escola, que haviam sido extintas, e, em sua administração a escola recebeu muitos alunos que tinham foram para as escolas centrais em busca de continuar seus estudos no ensino médio. Com ela a escola ultrapassou a marca de 1000 alunos e voltou a funcionar em três turnos, atendendo alunos do 1º ano de escolaridade até o 3º ano do Ensino médio.
             Neste período também houve uma grande preocupação com o pedagógico e foram oferecidos vários cursos de capacitação para docentes e funcionários de várias áreas. Foi projetos Veredas, Procap, Procad, Ceale, enfim, aperfeiçoamento e capacitação para todos os profissionais envolvidos na educação sempre com o apoio irrestrito da diretora e sua equipe.
               Outra grande realização desse período foi a cobertura da quadra que tanto beneficiou alunos e professores nas práticas esportivas e hoje nossa escola tem uma das mais, senão a mais bem projetada quadra de nossa cidade.



De 2007 aos dias atuais.

           Nos últimos 05 anos muitas mudanças aconteceram através de um trabalho de muita seriedade, profissionalismo, dinamismo e firmeza realizados por todos os servidores liderados pela atual diretora Graça Lemos.
                No aspecto pedagógico, a escola vem alcançando a cada ano, melhores resultados nas avaliações externas.
                Nos esportes, crescemos muito nos últimos anos com um reconhecimento espetacular a nível municipal e estadual através do Joju e Jemg.
                São muitos os projetos desenvolvidos atualmente no intuito de tornar a escola cada vez mais atraente: Abrindo espaço, Tempo Integral, Pausa para leitura, Literatura em minha casa, PEAS, PAV, Amigos da Escola, Esporte na escola, todas as datas comemorativas, além de outros desenvolvidos nas salas de aulas pelos professores em seus conteúdos.
               No aspecto físico muito se tem feito a começar pela reforma geral da escola e ampliação de duas salas de aula e uma secretaria.  Ainda, a organização dos espaços como direção vice-direção, supervisão e área externa. Também, a aquisição de muitos aparelhos, móveis e utensílios.
Foram muitos computadores, notebooks, data-shows, geladeira, mesas para refeitório, carteiras, aparelho de som, pratos, talheres, material esportivo, enfim. Até hoje não faltou material para o trabalho em prol dos alunos. 


HINO DA ESCOLA ESTADUAL "ABÍLIO CAIXETA DE QUEIROZ"



Letra: Edmilson Antônio Ferreira
Música: Ubirajara Ferreira do Espírito Santo.

Clique e veja a letra e o áudio-vídeo  

                              




                        A Escola Estadual “ Abílio Caixeta de Queiroz’’ possui hoje, quase 100 funcionários e 1.250 alunos, contando com 18 turmas do Ensino fundamental I ( 1º ao 5º) que funcionam no período da tarde, 13 turmas do ensino fundamental II ( 6º ao 9º) no período da manhã e 8 turmas de ensino médio nos períodos da manhã e  noite.
                  Além das salas de aula, cantina e demais dependências, a Escola Estadual “Abílio Caixeta de Queiroz” possui uma biblioteca com um acervo considerável de livros, revistas, computadores para pesquisa etc, na qual os alunos são sempre bem recebidos para realizar pesquisas, buscando sempre enriquecer o que é apresentado pelos professores, durante as aulas.
                 A atual direção é formada por Maria das Graças Lemos e Silva e as vice-diretoras: Fabiana de Fátima Ribeiro Sousa e Goulart, Laícy Aparecida Gomes e Natalícia Alves Martins Pimenta, que tem por função articular o trabalho de forma a atender bem nossa comunidade.
                 Portanto, parabéns a toda a comunidade escolar – pois graças a cooperação e dedicação de todos que aqui passaram e aqui estão, a nossa escola completa seus 28 anos de existência, com um quadro de professores, especialistas, bibliotecários, auxiliares de secretaria e funcionários de serviços gerais, eficientes e de mãos dadas procurando formar cidadãos críticos e participativos.
                  O nosso reconhecimento a todas as diretoras e vice-diretoras que aqui estiveram e as que estão a frente da escola, pelo trabalho empreendedor realizado, buscando sempre um ensino de qualidade.
                   A união, a dedicação e o carinho de todos que aqui realizam o seu trabalho, torna a escola cada dia melhor, priorizando sempre o bem estar e a aprendizagem do aluno.
                                                                   
                                                                                   Patos de Minas 12 de Setembro de 2012





4 comentários:

  1. É muito gratificante fazer parte desse grupo. Sou muito feliz aqui!

    Graça Lemos

    ResponderExcluir
  2. Tenho orgulho de trabalhar nesta escola. Fui aluno e hoje faço parte desta grande família. Parabéns para nossa escola. Parabéns todos alunos e Funcionários, professores e comunidade escolar. Viva nossa escola. Viva a ESCOLA ESTADUAL ABÍLIO CAIXETA DE QUEIROZ.

    ResponderExcluir
  3. essa escola é d+ nunca vou abandonar ela eu entrei nessa escola em 2008 e até hj tou nessa maravilhosa escola e agr eu tenho 11 anos de idade e vou pra de manha o ano q vem e espero nao mudar de escola.no abilio eu tenho mts amigos e uma professora boa e uma ótima diretora amo mt vcs de coraçao ta? De:Nayelle Rafaela.

    ResponderExcluir
  4. A escola é boa..
    Mas muitos,não deveriam estar lá,sejam alunos e PROFESSORES

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita. Volte sempre!

ALUNOS RECEBEM ÁLBUNS E FIGURINHAS OFICIAIS DA COPA DO MUNDO 2018

No dia 09/05/2018 os alunos do segundo turno tiveram uma grande surpresa.  Nossos alunos ficaram muito felizes ao receberem na sala as Ti...